8 ferramentas de atendimento por WhatsApp para facilitar sua gestão

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As ferramentas de atendimento por WhatsApp ajudam você a atender clientes com mais agilidade, organização e eficiência.

Elas permitem que vários atendentes usem o mensageiro simultaneamente e deixam você no controle das conversas, centralizando todos os canais do negócio (WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, chat, etc.) em uma única plataforma.

Além disso, contam com recursos como chatbots (robôs de conversação), mensagens automáticas e relatórios de desempenho detalhados. 

Quer ver como as ferramentas de atendimento por WhatsApp facilitam sua gestão?

Leia até o fim e escolha a que mais combina com a sua empresa. 

O que são ferramentas de atendimento por WhatsApp

Ferramentas de atendimento por WhatsApp são plataformas e softwares integrados ao mensageiro que ajudam você a atender melhor seus clientes.

Elas se conectam ao WhatsApp da sua empresa e permitem que vários atendentes utilizem o mesmo número, além de facilitar a organização das conversas, captar dados de clientes e viabilizar mensagens automáticas.

Assim, você consegue gerenciar o atendimento em tempo real e aumentar a qualidade do seu SAC, suporte e relacionamento com o cliente em geral.

Hoje, a empresa que não está no WhatsApp pode perder muitas oportunidades de negócio, pois já é comum a interação entre empresas e consumidores pelo app. 

Além disso, se você utilizar apenas o aplicativo, fica difícil acompanhar as conversas e oferecer a experiência que seus clientes merecem — daí a importância de usar essas ferramentas no dia a dia.

Felizmente, existem várias soluções integradas ao WhatsApp no mercado, e cabe a você escolher a que atende melhor às necessidades do seu negócio. 

Por que vale a pena oferecer atendimento por WhatsApp

Oferecer atendimento por WhatsApp é essencial para empresas que querem estar mais próximas do consumidor e acompanhar a transformação digital.

Em fevereiro de 2020, o aplicativo ultrapassou 2 bilhões de usuários no mundo todo às vésperas de completar 11 anos de lançamento, conforme noticiado na TechTudo.

No mesmo mês, o WhatsApp chegou a 99% dos celulares do Brasil, sendo que 93% dos usuários usam o app todos os dias para se comunicar com amigos, familiares, contatos profissionais e empresas, segundo dados publicados no Tecnoblog.

Aliás, uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box publicada em 2020 no E-commerce Brasil mostra que 76% dos brasileiros interagem com marcas pelo WhatsApp, principalmente para tirar dúvidas (77%), receber suporte técnico (65%), receber promoções (61%) e comprar produtos e serviços (54%). 

Ou seja: estar no WhatsApp é o mesmo que estar presente no dia a dia dos consumidores.

Além disso, as ferramentas de atendimento por WhatsApp agilizam ainda mais as conversas e potencializam a interação com os consumidores.

8 ferramentas de atendimento por WhatsApp

Não faltam ferramentas de atendimento por WhatsApp para dar um upgrade nas suas conversas com clientes. 

Conheça algumas das mais populares e suas funções.

1. Mktzap

Mktzap é uma plataforma de relacionamento digital que unifica os canais de atendimento da empresa em único canal.

Com ela, você pode integrar o atendimento por WhatsApp com outros apps e canais usados na sua empresa, tendo inúmeros recursos de comunicação à disposição.

Você pode, por exemplo, distribuir automaticamente os atendimentos, controlar o desempenho de cada atendente, acompanhar o andamento das conversas e obter dados valiosos sobre seus clientes. 

2. SacDigital

A ferramenta de atendimento por WhatsApp da SacDigital cria perfis com todos os dados dos clientes desde a primeira interação.

A plataforma permite o atendimento simultâneo de vários operadores e oferece recursos de automação e gestão de contatos. 

Alguns destaques são as campanhas de envios de mensagem em massa, cupons de desconto automático e geração de relatórios detalhados das ações pelo WhatsApp.

3. Polichat

Polichat é mais uma ferramenta que reúne vários atendentes em um único número de WhatsApp, para centralizar o atendimento digital da sua empresa.

Com ela, é possível distribuir conversas por departamentos, integrar canais de WhatsApp, Facebook e chat, enviar mensagens automáticas fora do horário comercial e realizar pesquisas de satisfação com os clientes.

Além disso, a plataforma oferece um painel de controle para monitoramento de métricas de atendimento (KPIs) e avaliação de desempenho das equipes. 

4. Plug Digital

Plug Digital oferece uma solução de atendimento por WhatsApp para a gestão de múltiplas conversas e operadores.

Por meio do painel de controle, é possível acompanhar cada conversa, acessar gráficos de desempenho e entender o fluxo de atendimento geral para tomar decisões mais certeiras.

A ferramenta também oferece relatórios detalhados e opções de personalização de menus, enquetes e pesquisas. 

5. Sirena

Sirena é uma ferramenta que promete unir vendas e atendimento pelo WhatsApp em uma única solução. 

Ela centraliza as conversas em uma plataforma e oferece recursos como múltiplo atendimento, chatbots, distribuição de conversas e algoritmos de atribuição automática. 

O sistema também conta com lembretes para atendentes e ferramentas para cotação e registro de vendas. 

6. Maxbot

Maxbot combina marketing e atendimento por WhatsApp em uma única ferramenta.

Com ela, você centraliza vários atendentes em um único chip e não tem limite de envio de mensagens, além de contar com recursos de filtragem e segmentação de clientes para organizar o relacionamento.

A plataforma também oferece chatbots de interação e é totalmente gerenciável, com opções de programação de data e horário de envios.

7. ChatPro

ChatPro oferece uma solução de multiatendimento por WhatsApp e promete melhorar a produtividade da equipe.

O sistema permite o envio de mensagens com áudio, imagem, vídeos e anexos, organiza o time por departamentos e possui opções de pré-atendimento automatizado. 

Além disso, sua interface é muito semelhante à do WhatsApp Web, facilitando o uso por parte dos colaboradores e reduzindo a necessidade de treinamento.

Assim como nas outras ferramentas, também é possível obter relatórios completos com os principais indicadores de atendimento. 

8. Anota AI

Anota AI automatiza o atendimento de deliverys, recebendo os pedidos do Whatsapp, e de outras redes sociais de uma forma simples e fácil.

O atendente virtual do Anota AI é capaz de tirar as dúvidas mais frequentes dos clientes e fechar os pedidos.

A ferramenta gera relatórios de vendas e clientes que irão ajudar nas tomadas de decisões do negócio.

Entendeu para que servem as ferramentas de atendimento por WhatsApp?

Agora é só escolher a que combina mais com o seu negócio. 

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