BI na contabilidade: sua gestão inteligente de dados financeiros

BI na contabilidade4
Blog > Inovação > BI na contabilidade: sua gestão inteligente de dados financeiros

O BI na contabilidade tem o poder de transformar dados financeiros em insights valiosos para a tomada de decisão no negócio.

Já imaginou acompanhar de perto a evolução econômica da sua startup, análises tributárias, projeções de orçamento e todos os KPIs financeiros em painéis visuais?

Isso é possível com as soluções de Business Intelligence contábil, que traduzem um mundo de dados na sua tela e guiam suas decisões para o crescimento do negócio.

Ficou interessado em testar o BI na contabilidade?

Então, siga a leitura e entenda como funciona essa tecnologia. 

Afinal, o que é Business Intelligence?

O termo Business Intelligence surgiu pela primeira vez na década de 60. Na década de 70 surgiram os Sistemas de Apoio à Decisão (DSS), já com a intenção de ajudar na captura de dados dentro das empresas.

Mas ele estava longe de parecer com o que definimos hoje como business intelligence. O sistema era difícil de lidar e de entender e era mais voltado para as áreas de TI dentro das empresas.

Hoje, o  termo pode ser traduzido para inteligência de negócios e diz respeito a um conjunto de sistemas e tecnologias que ajudam a transformar dados brutos em informação valiosa para a tomada de decisão.

As soluções atuais de BI são muito mais modernas e tecnológicas, e geram informações de fácil entendimento que podem ser acessadas rapidamente.

Entendendo o BI na contabilidade

Para entender o BI na contabilidade, você precisa primeiro saber o que o Business Intelligence representa para as empresas.

Imagine a quantidade imensa de dados que uma empresa produz diariamente, entre registros de transações, cadastro de clientes, números do financeiro, entre outros.

Com o BI, é possível organizar, processar e cruzar todas essas informações para identificar padrões e tendências no negócio.

Além disso, o gestor consegue visualizar as descobertas em gráficos e dashboards (painéis visuais) intuitivos – e, dessa forma, tomar decisões baseadas em dados.

É o que chamamos de gestão data driven, que faz sucesso entre startups e pode ser aplicada facilmente à contabilidade

No caso, as informações financeiras, fiscais e contábeis são transformadas em insights que guiam o crescimento da empresa, com base em seus resultados econômico-financeiros. 

Aplicações do BI no setor contábil

O setor contábil de uma empresa pode ser bastante burocrático. E de certa forma, não há como fugir da burocracia, não é mesmo?

Mas tem como trabalhar com ela de forma fácil, e transformar informações que parecem impossíveis de entender em relatórios simples e intuitivos.

Portanto, as principais aplicações do BI na contabilidade se dão por meio de projeções de resultados e um controle minucioso de métricas e orçamentos.

Lucratividade, margem de contribuição, receitas e despesas são apenas alguns exemplos de indicadores aos quais você pode ter acesso simplificado.

Por que adotar o Business Intelligence Contábil?

O BI na contabilidade veio para provar que os contadores estão longe de ser apenas profissionais da burocracia.

Na realidade, o Business Intelligence contábil é pura estratégia

Confiras as vantagens dessa abordagem.

Interpretação simplificada de dados

Quem nunca recebeu um demonstrativo da contabilidade e ficou completamente perdido com os termos e números?

Com o Business Intelligence contábil, os dados antes misteriosos do seu contador se transformam em relatórios altamente visuais e fáceis de interpretar.

Assim, com maior confiança, pode entender o rumo seguido pela empresa do ponto de vista da contabilidade e tomar as decisões certas. 

Acompanhamento contínuo de KPIs

O BI na contabilidade permite que você acompanhe de perto os KPIs (Indicadores-Chaves de Desempenho) mais importantes para o seu negócio.

Alguns exemplos são ponto de equilíbrio, receita bruta e líquida, total de impostos pagos, taxa de impostos sobre faturamento e custos fixos e variáveis. 

Essas e outras métricas são usadas como base para a geração de dashboards nas ferramentas de Business Intelligence e contribuem com a saúde financeira da empresa. 

Aqui na Comece nós temos um guia dedicado às principais métricas e KPIs, que você precisa conhecer para o seu negócio funcionar em alta performance. Então baixe agora, é super prático e gratuito. 

Melhora no compartilhamento de dados

O compartilhamento de dados financeiros e contábeis também é um desafio nas empresas, tanto pela confidencialidade das informações quanto pela dificuldade de análise.

Felizmente, o BI contábil permite que toda a equipe tenha acesso aos resultados, números e tendências do negócio sem precisar de acesso direto a documentações sigilosas e dados privados.

Além disso, todos conseguem entender o desempenho da empresa, já que as informações são apresentadas de forma amigável. 

Apoio à tomada de decisão

Tomar decisões com base em achismos ou pura intuição não é uma opção para os gestores modernos, pois coloca todo o negócio em risco.

Por isso existe o BI como instrumento de apoio à tomada de decisão nas áreas financeira, fiscal e contábil. 

A lógica é muito simples: decidir com base em dados concretos e cenários precisos, em vez de especulações. 

4 passos para implementar o BI na sua contabilidade

Se você ainda não faz ideia de como usar o BI na contabilidade, este tópico vai tirar suas dúvidas.

Veja o que você precisa para colocar o Business Intelligence em prática.

1. Mapeie os dados da sua empresa

Se você pretende trabalhar com dados, precisa entender quais tipos de informação sua empresa vem coletando e como esses arquivos são armazenados e processados.

Na área contábil e financeira, será preciso mapear dados como receitas, custos, impostos, faturamento, orçamentos, entre outros.

Se você ainda está usando planilhas para registrar essas informações, o processo pode ficar mais complicado.

2. Utilize um sistema de gestão eficiente

Para fazer uma boa gestão de dados e implementar o BI na contabilidade, você vai precisar de um sistema de gestão financeira eficiente. 

Com um software, fica muito mais fácil armazenar e tratar os mais diversos dados produzidos pelo negócio, desde a receita das vendas até a margem de contribuição.

Dessa forma, as soluções de BI podem ser integradas ao seu ERP para extrair toda a informação de uma única base de dados

3. Identifique as áreas mais estratégicas

Antes de usar o BI na contabilidade, você precisa definir qual o objetivo do uso dos dados e as áreas mais estratégicas para isso.

Por exemplo, o Business Intelligence pode ser muito útil para fazer a análise tributária do negócio, mostrando a evolução do pagamento de impostos e porcentagem que cada tributo representa nos custos. 

Outro exemplo é o uso do BI na análise do desempenho econômico da empresa ao longo dos meses, cruzando indicadores como receita, custos, faturamento e liquidez.

Além disso, as tecnologias de BI permitem a automação de projeções de resultados conforme a performance do negócio.

4. Encontre o parceiro ideal

Para implementar o BI na contabilidade, você precisa de um escritório que valorize a parceria estratégica e ofereça soluções tecnológicas. 

Muito além de cuidar dos trâmites burocráticos, seu contador deve apoiar a tomada de decisão sobre custos, investimentos, tributos, formação de preços e várias outras questões. 

E, para isso, nada melhor que ter um escritório de contabilidade online que oferece uma solução completa de Business Intelligence.

Gostou da ideia de implementar essa tecnologia na sua startup?

Então, conheça a solução de BI da Comece Com o Pé Direito e otimize sua gestão de dados financeiros. 

Soluções de BI para uma contabilidade mais estratégica

O setor contábil tem provado que é capaz de se adaptar à transformação digital nas empresas. E tem feito isso com inteligência.

Mas será que a sua empresa está aproveitando toda a tecnologia para escalar o negócio?

A estratégia começa justamente por aí: se aproveitar de ferramentas modernas para simplificar burocracias e transformar dados aleatórios em informações concretas.

É olhar para a empresa de forma visionária, mas se valer de projeções reais para alcançá-las. 

O BI na contabilidade é uma imensa facilidade, mas ele não passa de uma ferramenta se não contar com profissionais que vão olhar de forma analítica e estratégica para este setor. 

São estes profissionais que vão entender a importância e a dimensão de tornar o BI na contabilidade uma estratégia indispensável.

Conheça os serviços de BI Contábil da Comece

A Comece Com o Pé Direito oferece serviços que permitem toda essa estrutura que permite que a sua empresa aja de forma mais estratégica. 

Confira tudo o que o BI para contabilidade da Comece oferece:

  • Análise tributária – O BI contábil permite que a sua empresa entenda o quanto está gastando em impostos e possa fazer um acompanhamento de perto desse impacto na sua atividade.
  • Controle orçamentário – A gestão de uma empresa é cheia de desafios, não é mesmo? Mas com um controle orçamentário de custos, receitas e despesas fica muito mais fácil.
  • Projeções de resultado – faça projeções e metas de forma mais confiável e baseada em dados.
  • Desempenho econômico – analise indicadores decisivos cruze informações e planeje-se para ter um desempenho econômico digno de crescimento e evolução.

O próximo passo pode decidir o futuro da sua empresa está nas suas mãos. 

Fale com a gente e conheça mais sobre as nossas soluções de Business Intelligence para a sua empresa!

Related Posts

Deixe uma resposta