Contabilidade consultiva x contabilidade convencional: qual é melhor?

contabilidade consultiva2

contabilidade consultiva veio para acabar com a imagem burocrática dos contadores e agregar valor aos serviços contábeis.

No lugar daquele contador tradicional, que passa o dia cuidando de rotinas e lidando com papelada, entra o contador consultor: um aliado estratégico do negócio que apoia a tomada de decisão do empreendedor.

Muito além de conferir saldos e calcular impostos, o novo contador se dedica ao crescimento da empresa e tem as melhores sugestões para a gestão.

A seguir, você vai entender melhor a diferença entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional.

Siga a leitura e decida qual vale mais a pena.

O que é contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva é uma nova forma de prestar serviços contábeis que foca na performance e crescimento do cliente.

Enquanto a contabilidade tradicional entrega apenas serviços básicos e se limita às questões burocráticas da empresa, a consultiva automatiza as rotinas e se dedica a apoiar o empreendedor na gestão estratégica e tomada de decisão.

Ou seja: o contador deixa de ser um “mal necessário” e se transforma em um parceiro essencial para o sucesso da empresa, que está sempre sugerindo melhorias e orientando o gestor sobre a situação financeira.

Dessa forma, os serviços contábeis ganham muito mais valor e se tornam indispensáveis para o futuro do negócio.

Além disso, a contabilidade consultiva utiliza a tecnologia para agilizar as tarefas do dia a dia e se manter conectada ao cliente — o segredo para se livrar das funções repetitivas e ter mais tempo para as questões estratégicas.

Não à toa, 70% dos contadores que atendem pequenas empresas no mundo já estão incorporando abordagens consultivas em seu trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada pela PayPie e publicada na Forbes em 2020.

Contabilidade consultiva x contabilidade convencional

São muitas as diferenças entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional, como você pode ver no infográfico abaixo.

De um lado, temos uma contabilidade obsoleta, que cumpre apenas as obrigações legais da empresa, confere saldos, calcula impostos e não se preocupa em fornecer informações estratégicas para orientar as decisões do cliente.

Do outro, uma contabilidade adaptada para a era digital, que combina uma visão ampla com conhecimento tecnológico e foco em resultados para surpreender seus clientes.

Quem continuar seguindo o modelo tradicional corre o risco de ficar para trás, pois os empreendedores já priorizam o contador consultor na hora de contratar serviços contábeis. 

Afinal, que gestor não quer uma contabilidade que fornece informações valiosas, envia relatórios completos e sugere mudanças para impulsionar seu negócio?

Nas startups e scale-ups, especialmente, esse tipo de serviço é fundamental para indicar o caminho do crescimento rápido e auxiliar a empresa em cada etapa do seu ciclo de vida.

5 vantagens que só a contabilidade consultiva oferece

Se você quer saber se é vantajoso contratar uma contabilidade consultiva, argumento é o que não falta. 

Veja o que você tem a ganhar com esse serviço inovador.

1.  Informação confiável para tomar decisões

A contabilidade em si é um sistema de informação, mas o modelo tradicional não cumpre seu papel de manter o empreendedor informado.

Já a contabilidade consultiva é baseada em fornecer informações valiosas e insights para ajudar você a tomar decisões certeiras.

Por exemplo, o contador pode indicar oportunidades para reduzir custos na empresa, mudar um enquadramento tributário para pagar menos impostos ou mesmo otimizar suas cobranças para combater a inadimplência. 

Como ele tem todos os relatórios e diagnósticos do negócio sempre à mão — graças às soluções digitais —, fica fácil manter você bem informado e sugerir caminhos e melhorias na gestão de acordo com a situação financeira e patrimonial.

2. Agilidade das soluções digitais

A contabilidade consultiva é inseparável da contabilidade digital, já que a tecnologia é a base para prestar serviços estratégicos.

Com softwares e plataformas avançados, os contadores conseguem automatizar as tarefas repetitivas e se concentrar no que interessa: o crescimento do seu negócio. 

Por exemplo, funções como emissão de notas fiscais eletrônicas, conciliação bancária e emissão de boletos podem ser feitas 100% online, enquanto uma simples importação de extrato pode ser suficiente para organizar as contas da empresa e conferir saldos.

Assim, o básico é resolvido rapidamente e sobra mais tempo para prestar consultoria especializada.

3. Atendimento personalizado

A contabilidade consultiva também inclui atendimento personalizado online, para que você possa tirar dúvidas a qualquer momento e acessar o conhecimento dos contadores.

As melhores empresas disponibilizam vários canais como e-mail, WhatsApp, telefone e videoconferência.

4. Relatórios completos

Entre os diferenciais da contabilidade consultiva, estão os relatórios completos e análises econômico-financeiras que deixam clara a situação do seu negócio e mostram para onde seguir.

E não estamos falando de relatórios tradicionais cheios de termos técnicos e cálculos complicados, mas sim documentos objetivos e visuais que facilitam o entendimento do empreendedor.

No caso das startups e scale-ups, esses dados também são úteis para apresentar aos sócios e investidores — um apoio e tanto para captar investimentos e crescer.

5. Conhecimento de mercado

Por fim, uma das grandes vantagens de contratar serviços de contabilidade consultiva é ter o apoio de contadores com amplo conhecimento de mercado.

Para atender às demandas dos nossos tempos, esses profissionais têm que ir além das ciências contábeis e dominar também os diferentes modelos de negócio, ambientes regulatórios e tendências de mercado.

Para startups e scale-ups, por exemplo, é fundamental ter um contador que entenda o ecossistema de inovação, saiba guiar a empresa pelas etapas de crescimento e mantenha o gestor atualizado sobre mudanças em regras contábeis, fiscais e trabalhistas.

Contabilidade consultiva para startups é com a Comece com o Pé Direito: 

Já imaginou combinar o serviço de contabilidade consultiva com tecnologia avançada e especialização em startups? 

É exatamente o que a Comece Com o Pé Direito oferece: soluções inovadoras em contabilidade online para startups e scale-ups.

Nós conhecemos de perto os desafios do empreendedor criativo e estamos aqui para facilitar sua vida e ajudar seu negócio a crescer.

Entendeu quais são as vantagens da contabilidade consultiva e por que sua empresa merece esse serviço?

Conte para a gente do que você precisa e venha para a nova era da contabilidade.

Leave a Reply