Contabilidade para TI: por que ter um parceiro especializado no seu negócio?

contabilidade para TI0
Blog > Contabilidade > Contabilidade para TI: por que ter um parceiro especializado no seu negócio?

Se você está em busca de contabilidade para TI, provavelmente tem ou pretende ter uma empresa de tecnologia da informação e precisa de um parceiro contábil de impacto.

Isso faz todo sentido, afinal, uma contabilidade especializada tem muito mais a oferecer aos negócios inovadores do que um serviço básico de compliance fiscal e tributário.

Em geral, os pacotes de soluções contábeis e financeiras incluem serviços avançados de contabilidade consultiva que ajudam o empreendedor a tomar boas decisões.

Se é o que procura, siga a leitura e entenda o que a contabilidade para TI tem de diferente dos escritórios generalistas e veja como tirar o máximo de proveito dela.

Contabilidade para TI: uma abordagem especializada

A contabilidade para TI pode ser classificada como um tipo de serviço contábil especializado em empresas de tecnologia da informação ou, em um contexto mais amplo, em startups de base tecnológica.

Trata-se de um nicho específico de mercado. 

Em vez de prestar assessoria a todo tipo de cliente de maneira genérica, sem se aprofundar nos aspectos estratégicos, a contabilidade para TI se propõe a fazer mais. 

Além de cuidar dos aspectos legais, fiscais e tributários, oferece análise de dados, relatórios gerenciais e insights valiosos que ajudam os C-levels a tomar decisões. 

O CEO da Comece, Ângelo Machado, costuma comparar a contabilidade especializada aos serviços de saúde.

Se você tem um problema de coração, recorre a um cardiologista. Se tem problema de visão, procura um oftalmologista.

O mesmo princípio vale para a escolha do parceiro contábil: se você tem uma empresa de tecnologia, precisa de um parceiro contábil especializado e não de um escritório generalista que não domina tudo sobre o seu modelo de negócio.

Os três pilares da contabilidade para TI

A contabilidade para TI, como vimos, oferece os serviços de assessoria contábil (processamento operacional das atividades de rotina) e também de consultoria contábil, visando a ajudar o empreendedor a tomar decisões inteligentes e assertivas.

No contexto da estratégia de negócios, podemos listar três pilares fundamentais desse serviço especializado: planejamento tributário, conhecimento específico e inteligência de dados.

Vamos aos detalhes de cada um deles.

1. Planejamento tributário

A contabilidade para TI tem o conhecimento necessário para proporcionar o planejamento tributário mais eficiente às empresas de tecnologia, por meio do qual é possível reduzir o impacto dos impostos dentro dos limites da legislação.

Uma dessas estratégias pode ser, por exemplo, a escolha mais adequada do regime de tributação, como Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional

Uma escolha equivocada do regime tributário pode aumentar a carga de impostos e prejudicar a saúde financeira da empresa, principalmente as startups que ainda não alcançaram o break-even

Mas há outros elementos a serem considerados, como incentivos fiscais, créditos tributários ou brechas na lei que permitem desonerar a empresa.

Como a contabilidade para TI vai ajudar

A contabilidade para TI conta com especialistas em legislação tributária focados em empresas de tecnologia com expertise em encontrar os caminhos mais eficientes do ponto de vista fiscal.

Em vez de escolher um regime mais simplificado, pode propor, por exemplo, o Lucro Real e evitar o pagamento de IRPJ e CSLL nos casos de startups que ainda não registram lucro.

A contabilidade especializada também vai enquadrar a empresa em leis de incentivo ou encontrar lacunas na legislação que permitam reduzir o peso dos impostos

Trata-se de um trabalho de consultoria qualificado que orienta o empreendedor na execução das operações e na tomada de decisões.

2. Conhecimento específico

Do ponto de vista técnico-jurídico, a contabilidade para TI tem o know-how necessário para formalizar a startup dentro dos melhores enquadramentos, com foco no crescimento exponencial.

Alguns aspectos relevantes são levados em consideração, como a escolha do CNAE adequado, da natureza jurídica, do porte ou do “caminho” escolhido para registrar o CNPJ. 

Uma contabilidade especializada conhece o Inova Simples, os modelos societários que permitem o ingresso de sócios investidores e os preparativos para uma operação de M&A.

Como a contabilidade para TI vai ajudar

Ao discutir com o empreendedor os rumos do negócio, antes mesmo do registro do CNPJ, a contabilidade para TI pode esboçar as etapas seguintes. 

Quais as melhores estratégias? Começar como uma LTDA ou S/A? Adotar o Simples Nacional ou o Lucro Real? Participar de rodadas de investimento ou crescer “organicamente”? Operar no Brasil ou também no exterior?

O conhecimento específico ajuda, inclusive, na formação de equipes, que podem contar com profissionais remotos em diferentes regimes, inclusive por meio de contratação PJ.

3. Inteligência de dados

Um dos grandes diferenciais da contabilidade para TI, sem dúvidas, é o uso da inteligência de dados aplicada aos serviços contábeis e financeiros.

Trata-se de ferramentas de business intelligence capazes de coletar, analisar e transformar dados brutos em relatórios intuitivos, visuais e de fácil compreensão. 

Ao minerar as demonstrações contábeis e cruzar os dados da startup sobre faturamento, despesas, níveis de endividamento e vendas por região, essas ferramentas identificam as principais oportunidades e ameaças.

Os dados dizem muito sobre qualquer atividade empresarial, especialmente startups que lidam com tecnologia da informação.

Se analisados do jeito certo, identificam padrões, criam tendências e direcionam a tomada de decisões, criando importante vantagem competitiva.

Desafios da contabilidade para empresas de TI

A contabilidade para TI, como vimos, precisa compreender a universalidade dos aspectos societários, tributários, fiscais e financeiros de uma empresa de tecnologia da informação. 

Não é um trabalho trivial, principalmente diante de cenários de frequentes mudanças, tanto do ponto de vista mercadológico quanto regulatório.

Nesse contexto, os principais desafios da contabilidade para TI são:

  • Uso dos KPIs corretos — startups e empresas de TI precisam de indicadores específicos, como LTV, MRR, CAC e Burn Rate, o que exige conhecimento sobre a metodologia de cada um deles
  • Intangibilidade dos ativos — empresas de TI precisam contabilizar propriedade intelectual, patentes e softwares, muitas vezes difíceis de precisar seu valor, o que demanda conhecimento sobre valuation
  • Conformidade tributária internacional — para empresas que operam em mercados globais, os aspectos tributários também podem ser desafiadores, o que exige conhecimento sobre leis e regulamentos de diferentes países
  • Segurança da informação e privacidade de dados — sobretudo no contexto da contabilidade digital que necessita de níveis elevados de criptografia e controle de acesso.

Há, ainda, outro desafio de caráter mercadológico para as empresas de contabilidade para TI que é a percepção do cliente de que contabilidade não é tudo igual

A Comece, por exemplo, recebe startups egressas de escritórios generalistas com sérios problemas desencadeados pelo “barato que sai caro”.

Por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

Vimos até aqui que não basta contratar uma empresa para contabilidade focada apenas no compliance fiscal se você tem uma empresa de TI. 

É preciso contratar uma assessoria contábil especializada, capaz de oferecer um atendimento personalizado, sob medida, sobretudo do ponto de vista gerencial e estratégico.

O contador generalista é como um “clínico geral” (seguindo a analogia da área da saúde). 

O contador para TI é como um “médico especialista” e, como tal, tem o conhecimento necessário para orientar você em todos os aspectos relevantes do seu negócio, seja na relação empresa-Fisco ou nas decisões de longo prazo.

A contabilidade para TI também poderá ajudar você a realizar investimentos diversos, analisando o seu planejamento tributário ou preparando sua empresa para a due diligence.

Muito mais do que gerar guias de impostos e preparar declarações acessórias, esse serviço vai ser um aliado da sua empresa.

Serviços contábeis para você decolar

Uma contabilidade para TI pode oferecer um conjunto de soluções completas para sua empresa, da abertura do CNPJ à preparação para o “exit”. 

Os principais são:

Todos esses serviços você encontra na Comece, empresa de contabilidade digital especialista em startups, scale-ups e outras empresas digitais.

Comece uma nova contabilidade para sua empresa de TI

Se você chegou até aqui, ótimo. 

Podemos presumir que esteja, de fato, precisando de uma contabilidade para TI que faça a diferença.

A boa notícia é que você pode mudar de contador (caso já tenha formalizado sua empresa) ou abrir sua startup conosco.

A Comece é o principal player contábil do Brasil focado em contabilidade para inovação e tem a solução certa para o seu negócio. 

Além de todo suporte operacional em relação à escrituração contábil, elaboração de demonstrativos e declarações acessórias, oferecemos a você consultoria especializada. 

Aqui você encontra:

  • Conhecimento específico, na mesma linha da analogia com o médico especialista
  • Compliance regulatório, ressaltando que a nossa equipe conhece em profundidade o conjunto de leis e regulamentos que se aplicam às empresas inovadoras
  • Tomada de decisões baseadas em dados, incluindo análise de indicadores, dashboards financeiros e relatórios gerenciais
  • Otimização fiscal por meio de um planejamento tributário que envolve a escolha do melhor regime fiscal e de outros mecanismos que reduzem o impacto tributário.

Gostou dos benefícios que uma contabilidade especializada pode proporcionar ao seu negócio em TI?

Então, marque um horário com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio a decolar.

Related Posts

Deixe uma resposta