Contabilidade para Startups: tudo o que você precisa saber para começar com o pé direito

Data - 11/01/2019

Tá começando o seu negócio e quer entender melhor o que precisa para ir mais longe? Aqui a gente te mostra porque a contabilidade certa pode alavancar o seu negócio.



A cada dia novos modelos de negócio nascem e se transformam no mercado de trabalho. Essas mudanças trouxeram à tona a forma como áreas de atuação tão tradicionais, como a contabilidade, precisam ser como camaleões e se adaptar a novos tipos de serviço.


Você sabe que custos enxutos e estrutura reduzida estão entre as características de uma startup, por exemplo, mas isso não significa que não precise ter o controle constante e exato sobre suas movimentações, tanto das obrigações quanto do faturamento.


Se você possui esse tipo de empresa, a contabilidade tem tanta importância quanto para qualquer outra.


E podemos ir ainda mais além. A importância da contabilidade para sua startup ainda pode ser percebida na busca por investidores e em sua relação com eles, visto que ela tem de ser baseada em transparência e números exatos para as mensurações necessárias. A assessoria de um contador é extremamente importante para qualquer negócio, a questão agora é como as empresas contábeis realizam uma abordagem atual para uma empresa com um perfil diferente, como é o caso.


Nós sabemos que as startups estão em constante crescimento, especialmente no mundo tecnológico, e os empreendimentos se destacam por serem inovadores e criativos, desenvolvidos para atender a diversos segmentos.


Por que fazer contabilidade da startup?


Se você é empresário deve ter como foco principal o core business - a parte central da organização - e por isso não deve ter muito tempo para cuidar de outros aspectos, e quando falamos especificamente da contabilidade para startups, a falta de atenção pode levar o negócio à falência.


Entendemos que o problema é que, muitas vezes, você, empreendedor, se responsabiliza pelo setor e estamos aqui para te dizer que essa não é a melhor ideia. Como as startups se enquadram em outro regime de tributação, é preciso cuidar da contabilidade com muita atenção.


Isso porque os procedimentos e as rotinas contábeis podem fornecer dados importantes que suportam a tomada de decisões, inclusive financeiras, e ajudam em questões burocráticas. Ou seja, o contabilista tem um papel fundamental para o crescimento e a sustentabilidade de todos os tipos de empresas.



Preciso ter cuidado ao escolher a empresa de contabilidade?


Precisamos ter muito cuidado com vários aspectos do negócio e a parte contábil de sua empresa é um do aspectos mais importantes. Quando se fala em contabilidade para startups é necessário pensar como ela pode, e deve, acompanhar o ritmo de crescimento do seu negócio. Isso porque quando sua empresa atingir um ritmo acelerado toda a estrutura será testada, desde o setor operacional e de atendimento ao cliente até a contabilidade e as demais questões administrativas.


Logo, os setores contábil e de finanças precisam estar preparados para esse acompanhamento e para serem positivos aos demais processos administrativos, alinhando-se a eles de forma inteligente e na mesma velocidade.


Caso isso não ocorra, enquanto a aquisição de clientes escala e também o atendimento a todos eles, o negócio acaba internamente tendo vários problemas gerados pelo seu crescimento, que não é o que se espera, visto que ele deveria gerar apenas consequências positivas.


Por exemplo, esses problemas podem ser erros de reconhecimento de cobranças, não identificação de inadimplentes, além da elaboração de relatórios contábeis e financeiros inexatos e difíceis de analisar. As consequências disso são erros nas tomadas de decisões e na avaliação gerencial da startup, que permitem que os problemas sigam existindo.


Em decorrência desse ciclo, a empresa acaba perdendo dinheiro e tempo contratando mais pessoas do que o necessário, tendo erros a corrigir a todo momento e lidando com constantes transtornos.


Mas por que preciso de uma assessoria diferenciada?


Você pode ser um jovem empreendedor que entrou no mercado com uma ideia inovadora nas mãos, mas com pouco conhecimento de negócios e por isso é tão importante contratar uma assessoria contábil para começar com o pé direito e potencializar o lucro do negócio.


Uma gestão eficiente é tudo! E é por isso que a gente da Comece com o Pé Direito oferece apoio direto na profissionalização da sua startup. Além disso, damos aquela mãozinha na organização, alinhando a contabilidade com seu sistema de gestão financeira. Apoiamos também a apresentação dos resultados financeiros dentro da agenda exigida pelos seus investidores nacionais ou estrangeiros.


Ok, mas por que eu deveria escolher a Comece com o Pé Direito?

Ora meu caro amigo, se você chegou até aqui é porque sabe que podemos ajudar você.

  • Aqui nós temos uma colaboração direta no foco do seu negócio, com conexão segura em nossa plataforma;
  • Oferecemos acesso diário com nossa área técnica, seja por meio do nosso portal, whatsapp, e-mail, telefone e/ou skype;
  • Pronto atendimento diante das constantes mudanças nas regras contábeis, fiscais e trabalhistas;
  • Profissionais super experientes e com relacionamentos no ecossistema de Startups e de inovação sempre disponíveis;
  • Apoio direto ao planejamento tributário;
  • Redução de gastos e apoio ao "core" pela aplicação de tecnologias de gestão financeira e de RH;
  • Relatórios contábeis mensais, possibilitando apoio para análise econômico-financeira, acompanhada também de simulações e recomendações, mensurando seus efeitos aos sócios e investidores.


Achou bom mas pensa que pode mais?


E pode mesmo. Aqui nós também oferecemos serviço de BPO (Business Process Outsourcing), que é o gerenciamento terceirizado do seu financeiro. Ele envolve acompanhamento de contas a receber, contas a pagar, projeções de fluxo de caixa e outras soluções financeiras que irão facilitar sua vida e ajudar seu negócio a crescer.


Nós analisamos profundamente todos os processos da empresa, depois desenvolvemos uma remodelação completa da sua estrutura organizacional. Isso para que você tenha mais tempo de focar em objetivos específicos da sua empresa e você ainda pode escolher o plano ideal para simplificar suas gestão financeira.


Controle sua empresa sem complicação. Faça um upgrade e adquira conosco sub licenciamentos de excelentes plataformas de gestão e de RH. Tenha ainda total suporte e treinamento feitos diretamente pela nossa equipe de especialistas.


Conheça o nosso serviço Financeiro Descomplicado e fique ainda mais perto de realizar os seus sonhos e de abrir a sua empresa sem complicações. Agende uma conversa com um dos nossos especialistas!