Contabilidade para startups: por que empresas inovadoras estão migrando para uma gestão contábil especializada

Contabilidade para startups6
Blog > Contabilidade > Contabilidade para startups: por que empresas inovadoras estão migrando para uma gestão contábil especializada

Startups e empresas de tecnologia e inovação precisam de um serviço de contabilidade especializado em sua área ao invés de um escritório generalista.

Os motivos são diversos.

A contabilidade para startups entende as nuances dos modelos de negócios fundamentados em princípios como gestão ágil, lean startup, pivotagem e escalabilidade.

Não se trata de apenas cumprir as exigências fiscais e tributárias, embora essa também seja uma função essencial.

A contabilidade para startups entende as reais necessidades das empresas inovadoras que não têm tempo a perder.

Tem uma abordagem bem diferente do serviço “commodity” oferecido pelos escritórios que atendem empresas de setores e segmentos tradicionais.

Nos tópicos a seguir, confira por que a contabilidade especializada em startups pode oferecer muito mais do que simplesmente o compliance fiscal.

O que tem de diferente na contabilidade para startups?

Muita coisa.

A contabilidade para startups vai muito além do serviço básico de processamento contábil, emissão de guias e declarações acessórias.

Além de dominar a técnica contábil como determina a legislação, a contabilidade para startups compreende também o modelo de negócio das empresas inovadoras. 

O principal diferencial consiste em entender a dinâmica do negócio do cliente para prestar a ele um serviço sob medida, seja do ponto de vista regulatório ou gerencial.

Afinal, as startups, scale-ups e outras empresas digitais habitam um ecossistema totalmente diferente das empresas convencionais. 

É um ambiente de extrema incerteza, em que há muito mais perguntas do que respostas.

A inovação, muitas vezes disruptiva ou radical, direciona a tomada de decisões, mas o resultado nem sempre é previsível.

Startups precisam de venture capital para alavancar seus projetos.

Precisam de planejamento tributário específico para reduzir a carga de impostos.

Precisam de inteligência de dados para elaborar planos e sustentar a tomada de boas decisões.

Um escritório generalista não conhece as dores desse público, logo, não reúne as condições necessárias para oferecer a solução certa.

Em que situações a contabilidade especializada em startups faz a diferença?

A gestão de startups implica em lidar com algumas nuances específicas que só um parceiro contábil que faz parte desse ecossistema compreende. 

As principais são:

Captação de recursos de investidores

Startups geralmente dependem de capital de investidores para colocar de pé seu modelo de negócio e sustentá-lo ao longo dos ciclos de amadurecimento.

A contabilidade para startups, além de lidar com os lançamentos corretos desse recurso, pode ajudar o empresário a se preparar para participar das rodadas de captação

Preparação para a Due Diligence

A due diligence (diligência prévia) antecede diversos eventos corporativos, como aporte de capital de um investidor-anjo ou uma operação de M&A 

A contabilidade para startups, especialmente no âmbito da consultoria contábil, tem como função ajudar o empreendedor a se preparar para encarar esse pente fino.

Aspectos contábeis, financeiros, regulatórios e societários são detalhadamente analisados pelo investidor ou potencial parceiro e precisam, portanto, estar organizados.

Contratações de profissionais e outros aspectos trabalhistas

Uma empresa convencional estrutura sua equipe por meio de contratações CLT.

O procedimento é padrão e qualquer empresa contábil que lida com burocracias típicas de um quem tem carteira assinada resolve a situação sem dificuldade. 

No universo das startups, as contratações funcionam de forma diferente.

Uma empresa inovadora não precisa engessar o capital em folha de pagamento, sobretudo nas fases anteriores ao break-even.

Contratações PJ, sob demanda ou por meio de plataformas de freelancers podem ser alternativas interessantes, desde que feitas do jeito certo.

O partnership, modelo que eleva os melhores colaboradores à condição de sócio, é outra opção.

Muitas startups oferecem opções de ações ou participação nos lucros para atrair talentos-chave.

A contabilidade deve tratar corretamente a atribuição de valor a essas opções e gerenciar os impactos contábeis relacionados à diluição da participação acionária.

Perceba que não é uma tarefa trivial.

Análise de dados e planejamento orçamentário

Seja para captar recursos ou recorrer ao crédito bancário, as startups precisam, além de um histórico contábil organizado, apresentar um planejamento orçamentário.

Se você tiver como parceiro estratégico um escritório de contabilidade para startups, poderá usar o poder da análise preditiva para estimar a curva de crescimento com assertividade. 

Assim, conseguirá demonstrar quando alcançará o ponto de equilíbrio e que circunstância ocorrerá o ponto de inflexão — quando o negócio alcançará a escalabilidade.

Para isso, precisará de uma contabilidade que compreenda não apenas os “números frios”, mas o contexto geral do seu modelo de negócio.

Relatórios financeiros para investidores

Startups precisam também apresentar relatórios financeiros e demonstrações de desempenho a investidores e partes interessadas.

A contabilidade deve ser capaz de gerar relatórios precisos e compreensíveis que evidenciam o desempenho financeiro e o crescimento da empresa.

Nuances como essas destacam a importância de contadores especializados que compreendem os desafios específicos das startups.

Quais as vantagens de uma contabilidade especializada em startups?

Se você tem uma empresa no segmento de inovação e tecnologia, a contabilidade para startups oferece diversas vantagens estratégicas para o seu negócio.

Como vimos, o contador especialista em empresas inovadoras não domina apenas as regras contábeis.

Conhece também as características, as dores e anseios desses empreendedores.

Algumas das vantagens de se contratar uma empresa contábil especializada são:

  • Conhecimento técnico sobre o melhor caminho para registrar o CNPJ e a marca de uma startup — o Inova Simples é um deles, principalmente para quem está começando pequeno
  • Segurança para escolher o regime tributário mais eficiente: o Simples Nacional atende micro e pequenas empresas, mas vale lembrar que os impostos são cobrados sobre o faturamento e não sobre o lucro. Dependendo da situação, pode ser mais interessante optar por outros regimes, como o Lucro Real
  • Consultoria em questões societárias, especialmente sobre a escolha da natureza jurídica e eventuais mudanças de uma startup LTDA para uma S/A — situações comuns em casos de entrada de investidores
  • Identificação das melhores estratégias de planejamento tributário, de forma a reduzir a carga de impostos sobre a atividade empresarial
  • Auxílio no processo de valuation em casos de aportes de capital (quando o investidor recebe participação societária em troca de dinheiro) ou fusões e aquisições (M&A). Avaliar quanto vale um negócio exige conhecimento metodológico capaz de trazer a valor presente os resultados futuros, algo difícil de se fazer no ambiente de incertezas das startups
  • Profissionalização da gestão contábil orientada para o crescimento exponencial. Vale ressaltar que uma startup pode até nascer pequena, mas o empreendedor deve pensar como um unicórnio. A profissionalização da contabilidade envolve estratégia, por isso o contador precisa ser consultivo e entender do mercado em que está atuando. 

Por que ter uma contabilidade especializada e com inteligência de dados?

A inteligência de dados refere-se ao processo de coleta, análise e interpretação de grandes volumes de dados para a extração de informações úteis e insights valiosos.

Envolve, portanto, o uso de inteligência artificial, algoritmos e análises avançadas para transformar dados brutos em conhecimento que auxilia a tomada de decisões.

Se os dados são ativos de alto valor para os negócios da era 4.0, a contabilidade para startups precisa saber usá-los de maneira eficiente para criar vantagem competitiva.

Por meio da inteligência de dados é possível:

  1. Prever tendências com base em padrões históricos por meio da análise preditiva e, com isso, antecipar desafios e oportunidades
  2. Analisar os dados financeiros em tempo real e identificar ineficiências ou oportunidades de otimizar o uso dos recursos
  3. Comparar a viabilidade de investimentos, considerando a relação ao risco-retorno
  4. Otimizar a transparência perante os stakeholders, especialmente investidores e parceiros de negócios.

Na Comece com o Pé Direito, empresa contábil especializada em empresas de tecnologia e startups, você tem à disposição relatórios de Business Intelligence e um dashboard financeiro rico em informações úteis.

Por meio da coleta e análise de dados da sua operação, nossas ferramentas de inteligência de dados disponibilizam:

  • Evolução da receita e do lucro líquido 
  • Faturamento por região 
  • Controle de fluxo de caixa
  • Análise da DRE vertical e horizontal
  • Visualização de KPIs, como CAC, LTV, MRR e Ticket Médio
  • Cálculo do ponto de equilíbrio e muito mais.

Todas essas informações essenciais à gestão são transformadas em infográficos e relatórios fáceis de ler e entender.

6 principais serviços de contabilidade para startups

A contabilidade para startups, como vimos, pode oferecer diversos serviços, da assessoria básica à consultoria avançada.

1. Abertura de empresa

Uma das funções básicas da contabilidade para startups é auxiliar o empreendedor na abertura da empresa.

Contrato social, natureza jurídica, escolha de CNAE, divisão societária e outros aspectos burocráticos são tratados por especialistas que dominam o assunto. 

2. Processamento contábil 

A contabilidade para startups também se encarrega da escrituração contábil, do cálculo de impostos e da emissão de guias.

Cuida ainda das obrigações acessórias e das conformidades regulatórias, de acordo com o conjunto de leis e regulamentos vigentes.

Na Comece com o Pé Direito, grande parte dessas tarefas repetitivas e rotineiras são automatizadas.

3. Contabilidade consultiva

Além do processamento contábil, outro serviço de grande relevância para as startups é a contabilidade consultiva.

As consultorias são serviços sob medida que atendem a demandas específicas de cada cliente.

Pode ser em planejamento tributário, análise de risco financeiro ou em planejamento orçamentário visando capturar a atenção de investidores.

Nesse contexto, o contador desempenha muito mais do que um papel meramente burocrático: se torna parceiro estratégico de seu cliente.

4. Business Intelligence

Empresas de contabilidade para startups, além de consultivas, podem oferecer também uma plataforma de Business Intelligence, ferramenta que usa a análise de dados em dashboards visuais com informações gerenciais de qualidade.

Assim, você acompanha a evolução econômico-financeira do seu negócio de maneira descomplicada e interativa, sem precisar entender de jargões técnicos.

Se você está com dificuldade na hora de gerenciar dados complexos dentro da sua contabilidade ou do financeiro da sua startup, a Comece com o Pé Direito oferece uma plataforma gratuita de business intelligence dentro dos seus serviços de contabilidade como um diferencial.  

5. Departamento pessoal e de RH

As rotinas do departamento pessoal e de RH também são atribuições da contabilidade para startups.

Além de poder terceirizar o serviço operacional por meio de estratégias de BPO, você pode contar com treinamentos para líderes, auxílio em processo de recrutamento e seleção e elaboração de plano de cargos.

Cabe mencionar que uma startup pode formar sua equipe de diferentes maneiras, inclusive por meio da contratação de pessoas jurídicas.

A função da contabilidade em casos assim é orientar o empresário sobre as alternativas disponíveis à luz da legislação trabalhista.

6. Due diligence para startups e investidores

A diligência prévia é um processo obrigatório em empresas que desejam atrair investidores ou se preparar para fusões e aquisições.

Trata-se de uma investigação minuciosa e complexa que envolve não apenas o aspecto financeiro, como operacional, jurídico e societário de uma startup.

Na Comece com o Pé Direito, a due diligence é realizada em parceria com a SLAP.law, empresa especializada em startups de tecnologia.

Nosso objetivo é oferecer um processo exclusivo e multidisciplinar de auditoria nas informações de empresas que buscam investimentos para crescer e escalar.

Comece com o Pé Direito: contabilidade consultiva especializada em startups

Se você chegou até aqui, é provável que tenha decidido migrar para uma contabilidade especializada em startups que seja, de fato, parceira estratégica do seu negócio. 

Vimos que as empresas contábeis não são todas iguais.

Ao descobrir uma oportunidade de mercado inexplorada e decidir seguir pelos caminhos nem sempre pavimentados do empreendedorismo inovador, você precisará de uma contabilidade que compreenda esse universo.

A Comece com o Pé Direito é a parceira de impacto que você precisa.

Como principal player do Brasil especializado em startups e empresas inovadoras, conhecemos as necessidades e as nuances desse mercado.

Veja o que dizem nossos clientes:

  • “A parceria com a Comece com o Pé Direito tem sido muito produtiva para CapTable. Eles entendem a nossa linguagem e a linguagem do mercado de startups” – Guilherme Enck, cofundador da CapTable
  • “Desde o início a gente viu que a dinâmica da Comece com o Pé Direito é muito diferente. Eles utilizam muito a tecnologia para ter um processo eficiente e respostas ágeis” – Denys Hupel, co-fundador da TownSq
  • “Há uma grande preocupação com a inovação e isso salta aos olhos. A gente vê um investimento em tecnologia (…) e a vontade de ser um escritório aberto com todos prontos para resolver os problemas” – Osmar Pedroso, CEO da SoftDesign.

Aqui você tem à disposição serviços de contabilidade consultiva com análise de dados que vão muito além do básico.

Oferecemos um pacote completo de soluções para a gestão do seu back office, incluindo:

Nossa missão é descomplicar os processos burocráticos para você focar no que realmente importa: seu core business.

Se interessou pelos benefícios que uma contabilidade para startups pode proporcionar ao seu empreendimento?

Conheça a nossa contabilidade que com uma abordagem estratégica, unimos o poder do business intelligence aos dados contábeis e financeiros, criando painéis visuais que ajudam a processar e analisar informações de maneira transparente.

Related Posts

Deixe uma resposta