Dashboard contábil: o que ele revela sobre a sua saúde financeira

Dashboard contábil3
Blog > Financeiro > Dashboard contábil: o que ele revela sobre a sua saúde financeira

O dashboard contábil é um guia completo sobre a saúde financeira de uma empresa, apresentado de forma visual e interativa.

Ele resume todas as informações e indicadores que você precisa para acompanhar a evolução da sua startup em um único painel. 

Assim, você não perde tempo com relatórios e demonstrativos complicados e tem todas as informações sobre custos, impostos, faturamento e muito mais na sua tela.

Quer entender o que é esse tal de dashboard contábil e como usar no seu negócio?

É só seguir a leitura e descobrir um novo universo da contabilidade estratégica

O que é um dashboard contábil?

Dashboard contábil é um painel visual que apresenta gráficos e indicadores sobre a contabilidade e as finanças de uma empresa.

Ele é uma das principais ferramentas de Business Intelligence (BI) – a área de inteligência que transforma dados em informações valiosas para a tomada de decisão nos negócios – aplicado à gestão contábil.

Como existem inúmeros relatórios e dados na área, os gestores utilizam dashboards para compilar as informações e visualizar com mais facilidade a situação da empresa.

Em vez de ler vários documentos, basta observar os gráficos e indicadores no painel para entender como anda o desempenho financeiro, gestão fiscal e evolução dos custos, por exemplo. 

Para obter um dashboard contábil, é preciso ter um software de BI que processe as informações e gere os painéis. 

Hoje, muitos escritórios de contabilidade online e empresas de BPO Financeiro usam essas ferramentas para facilitar o acompanhamento dos seus clientes e mostrar os resultados do negócio.

Nas startups e scale-ups, que estão habituadas com a gestão estratégica, o dashboard faz parte do dia a dia e facilita muito a tomada de decisão. 

Para que serve o dashboard na contabilidade

O dashboard contábil serve para apresentar os dados e indicadores do negócio de forma mais prática e visual.

Ele pode resumir em um gráfico o quanto a empresa faturou e quanto gastou em um determinado período, por exemplo.

Também pode ser usado para ilustrar as projeções de resultados e mostrar o potencial de crescimento de uma startup – sempre do ponto de vista financeiro.

A grande vantagem é que o dashboard contábil resume uma grande quantidade de informações em poucos números e gráficos.

Dessa forma, ele mostra o que realmente interessa para a tomada de decisão do gestor.

Além disso, ele é gerado automaticamente a partir de um software alimentado por dados financeiros e contábeis. Ou seja, sem envolver qualquer trabalho manual.

É por isso que ele torna a gestão financeira e contábil muito mais ágil.

Em consequência, o empreendedor ganha insights importantes para promover o crescimento do negócio. 

Como funciona: os recursos do dashboard contábil

Um único dashboard contábil possui vários recursos que facilitam a visualização dos dados e a análise do desempenho da empresa.

Confira quais são os principais:

Resumo de KPIs financeiros

Um dos principais recursos do dashboard contábil é a apresentação dos KPIs (indicadores-chave de desempenho) financeiros do negócio.

Em uma única tela, é possível visualizar indicadores como lucratividade, rentabilidade, receita bruta acumulada, custos fixos, ponto de equilíbrio, margem EBITDA, entre outros que são importantes para a gestão.

Em vez de procurar cada métrica em relatórios e demonstrativos, você pode simplesmente abrir o dashboard e conferir os resultados do negócio sempre atualizados. 

Comparativos de indicadores

Além de apresentar os números da empresa, o dashboard também traz gráficos comparativos para entender a evolução de cada indicador.

Assim, você pode visualizar o histórico das métricas e entender se a startup está no caminho certo – ou se é preciso mudar de direção. 

Acompanhamento da evolução financeira

Uma olhada em um dashboard contábil é suficiente para entender a evolução financeira e econômica do negócio nos últimos meses.

Em alguns modelos, é possível recuperar indicadores de anos anteriores e enxergar a linha evolutiva da receita, custos e despesas, margem de lucro, margem de contribuição e qualquer outro número desejado.

Análise tributária

Na parte tributária, o dashboard contábil mostra quanto foi gasto em impostos e qual porcentagem da receita está sendo direcionada a esse tipo de despesa. 

Ainda é possível visualizar em gráficos o peso de cada tributo no orçamento geral, facilitando o planejamento tributário.

O objetivo, claro, é reduzir ao máximo os impostos e recuperar possíveis créditos tributários

Projeções de resultado

Além de mostrar o passado, o dashboard tributário também oferece uma visão do futuro do negócio.

Com os dados organizados, o sistema consegue gerar projeções automáticas de resultados financeiros e indicadores.

Assim, você pode identificar as tendências em finanças e, em alguns casos, comparar as suas projeções com as previsões do mercado. 

Como o dashboard ajuda na sua contabilidade

Você já deve ter percebido que o dashboard contábil é um aliado importante na gestão estratégica de startups

Muitas vezes, o BI (Business Intelligence) já é usado em outras áreas, mas não é aplicado à contabilidade por se tratar de um setor “burocrático”. 

Felizmente, essa mentalidade está mudando e várias startups e scale-ups já usam os dashboards para acompanhar suas contas e KPIs financeiros.

Afinal, estamos falando do desempenho financeiro e da regularidade fiscal do negócio, que devem ser monitorados constantemente para um crescimento sustentável.

Com o dashboard, você não precisa perder tempo vasculhando demonstrativos contábeis: basta abrir o painel e ver todas as informações estratégicas do negócio na sua tela. 

Assim, você pode tomar decisões mais acertadas sobre investimentos, tributos, custos e estratégias de vendas da startup, já que todos os dados estão disponíveis em tempo real.

E acredite: isso faz toda a diferença na hora de escalar seu negócio e ampliar seu mercado. 

Para completar, você também pode compartilhar facilmente os painéis e envolver toda a equipe na análise e acompanhamento dos resultados financeiros. 

Aqui na Comece Com o Pé Direito, nós oferecemos dashboards interativos na solução de Business Intelligence para startups, unindo o conhecimento financeiro, contábil e fiscal com tecnologia para fazer a sua empresa acompanhar o ritmo na Nova Economia.

Elaboramos uma demonstração completa de um dashboard de BI, onde você tem acesso a todas essas informações de forma ágil, dinâmica e personalizada. Confira a demonstração completa, em vídeo, do dashboard:

Entendeu por que o dashboard contábil é essencial para a gestão financeira estratégica?

Se quiser levar essa tecnologia para o seu negócio, é só mandar uma mensagem.

Related Posts

Deixe uma resposta