Mulheres no Comando: Histórias inspiradoras de 4 empreendedoras que revolucionaram o mercado

mulher nos negócios7
Blog > Empreendedorismo > Mulheres no Comando: Histórias inspiradoras de 4 empreendedoras que revolucionaram o mercado

As empreendedoras de sucesso estão deixando de ser exceção e conquistando seu espaço no mundo dos negócios. 

Cada vez mais, as mulheres têm grandes exemplos de CEOs e gestoras para seguir seu caminho no empreendedorismo, enquanto o receio e a insegurança ficam para trás.

Apesar dos desafios — que ainda são muitos —, as oportunidades estão se multiplicando e não faltam histórias de mulheres que venceram no comando de empresas.

A seguir, você vai conhecer algumas empreendedoras de sucesso e se inspirar com suas trajetórias.

Leia até o fim e aproveite o incentivo para seguir com seu plano de negócio. 

Por que há cada vez mais empreendedoras de sucesso

As mulheres têm cada vez mais empreendedoras de sucesso como referências para seguir o caminho dos negócios. 

O aumento na proporção de mulheres à frente de empresas é reflexo do empoderamento feminino e conquista da independência, além da mudança cultural que enfatiza a importância da diversidade nas empresas — principalmente em cargos de liderança.

De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2020, o Brasil está em sétimo lugar no ranking de países com o maior número de mulheres empreendedoras.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34,4% no País em 2022, totalizando 10,3 milhões de donas de seus próprios negócios.

Desafios para se tornar uma empreendedora de sucesso

Apesar do crescimento do empreendedorismo feminino, as mulheres ainda enfrentam vários desafios para abrir suas empresas e ser reconhecidas pelo que fazem. 

O estudo do Sebrae, por exemplo, revela que as mulheres empreendedoras têm uma escolaridade 16% superior à dos homens, mas ainda ganham 22% menos que eles. 

Para começar, a conciliação da vida pessoal com a profissional é mais difícil para as mulheres, principalmente aquelas que têm jornada dupla (trabalham e cuidam da casa e dos filhos).

Com isso, sobra menos tempo para se dedicar ao negócio e a sobrecarga de trabalho é muito maior — sem falar no estresse e esgotamento das multitarefas.

Outro obstáculo que as empreendedoras de sucesso precisam superar é o discriminação de gênero que, infelizmente, ainda persiste na cultura brasileira e no ambiente corporativo (tradicionalmente com maioria masculina). 

Depois de provar sua competência, elas ainda precisam lidar com problemas como a falta de apoio de suas próprias famílias e juros mais altos na hora de acessar crédito para investir no negócio (apesar de terem nível maior de adimplência). 

Por isso, a persistência e resiliência são ainda mais importantes na trajetória de empreendedoras, como veremos a seguir.

4 empreendedoras de sucesso para se inspirar

Não faltam histórias de empreendedoras de sucesso para inspirar mulheres que sonham com seu próprio negócio e precisam de um empurrão para tirar a ideia do papel. Na Comece temos grandes exemplos inspiradores de mulheres que estão hoje à frente de empresas inovadoras e que estão gerando um impacto importante dentro das suas áreas.

Conheça alguns cases de sucesso.

1. Alix Fuly (Rubeus)

Aliando seus conhecimentos jurídicos com a experiência de negócios e pessoas, Alix é sócia e coordena a equipe de Gente e Gestão da Rubeus, ecossistema de soluções para captação e permanência de alunos em Instituições de Ensino.

Advogada de formação, percebeu que a advocacia tradicional não era muito a sua praia, assim aceitou o desafio de assumir toda parte administrativa da Rubeus, que na época eram cerca de 20 pessoas, hoje a empresa atua com 100 colaboradores.

E com mais de 12 anos de experiência no mercado educacional, a Rubeus otimiza os processos de Captação e Gestão da Permanência das instituições de ensino e revoluciona as experiências de seus alunos através de tecnologia própria e consultoria específica para atender as necessidades do setor educacional.

2. Bianca Costa (Shoppr e Gurvam)

Bianca Costa, CEO das plataformas de supermercado online Shoppr e Gurvam,  está entre as empreendedoras de sucesso atendidas pela Comece com o Pé Direito.

Ela deixou para trás uma carreira em finanças e inteligência de mercado em multinacionais para seguir seu sonho de empreender, iniciando um negócio de e-commerce supermercadista junto a um grupo de amigos.

Desde o ínicio da primeira empresa digital, o Gurvam, Bianca ficou à frente da gestão, enfrentando todos os desafios das startups do comércio eletrônico. 

Então, em 2018, logo após a Gurvam adquirir a Shoppr e expandir suas operações, os dois sócios encerraram sua participação e ela comprou a parte deles para assumir definitivamente a empresa. 

Na época, houve quem não acreditasse que ela conseguiria dirigir a empresa sozinha, ainda mais em um setor dominado por homens mais velhos, mas Bianca segue liderando as operações em 2020 aos 28 anos de idade — e ainda tem uma longa estrada de sucesso pela frente. 

E aqui vai o recado dela para as empreendedoras: 

“Todo o dia é um grande desafio, mas é a resiliência que ganha o jogo. Para todas as mulheres que pensam em empreender: façam!”

3. Julia Sens (Carbon Free)

Cofundadora do Carbon Free Brasil, Julia, tem o privilégio de contribuir para o meio ambiente e a sociedade.

O Carbon Free é um selo de neutralização de carbono, atuando com a gestão e compensação de gases de efeito estufa de empresas, obras e eventos.

No Carbon Free Brasil, ela é responsável pela parte administrativa e financeira, além de organizar os processos da empresa. Através dessas atividades, tenho a oportunidade de otimizar o funcionamento da organização, garantindo que nossos recursos sejam utilizados de forma eficiente e direcionados para ações ambientais impactantes.

“Trabalhar com um propósito significativo é o que me motiva diariamente. Saber que estou contribuindo para o meio ambiente e a sociedade através do meu trabalho é extremamente gratificante. Busco constantemente oportunidades de crescimento pessoal e profissional, sempre alinhadas com minha missão de criar um futuro mais sustentável.” afirma Julia.

4. Alline Goulart (Semente)

Alline Goulart, sócia da Quantica e sócia e diretora de operações da Semente, uma empresa de educação empreendedora que atua alavancando o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios e potencializando a inovação em organizações estabelecidas.

Segundo a Forbes , Alline é responsável pelas iniciativas de empreendedorismo feminino, construindo soluções de apoio a empreendedoras e lideranças mulheres.

A empresa visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações.

Comece com o Pé Direito e seja uma empreendedora de sucesso

Ao lado das empreendedoras de sucesso, está uma contabilidade focada no crescimento de negócios criativos e desafios das pequenas empresas.

Foi esse pensamento que deu origem à Comece com o Pé Direito: a contabilidade especializada em startups e scale-ups que apoia o empreendedorismo inovador desde os primeiros passos.

Nossos serviços incluem assessoria contábil completa e 100% online, abertura de empresas, BPO Financeiro e consultoria personalizada, com direito a uma plataforma digital para agilizar o trabalho e atendimento humanizado com contadores experientes.

Assim como as empreendedoras, somos necessários, destemidos e ousados — e sempre dispostos a ajudar você a tomar as melhores decisões. 

Fale com a gente antes de abrir seu negócio ou se quiser revolucionar sua contabilidade. 

Deixe uma resposta