Empresa de BPO financeiro: como ela ajuda sua startup a crescer

Empresa de BPO financeiro3
Blog > Financeiro > Empresa de BPO financeiro: como ela ajuda sua startup a crescer

Uma empresa de BPO financeiro funciona como um parceiro estratégico importante para o crescimento de startups.

Ao contratar seus serviços, o empreendedor pode terceirizar todas ou parte das rotinas contábeis e financeiras, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Além de assumir as demandas operacionais, uma estratégia de BPO financeiro pode incluir relatórios, análises e diagnósticos que deixam você sempre a par do desempenho financeiro e ajudam na tomada de decisão.

Está avaliando ter o suporte de uma empresa de BPO financeiro?

Então continue lendo para entender quais são as vantagens e como escolher o parceiro certo para assumir o gerenciamento de suas finanças. 

O que é uma empresa de BPO financeiro?

Uma empresa de BPO financeiro é um prestador de serviços especializado em terceirização do departamento de finanças.

A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio, uma tendência global entre empresas de todos os portes e segmentos.

Ao contratar esse tipo de empresa, você pode terceirizar de forma parcial ou integral as atividades financeiras de sua startup, de forma a economizar tempo, reduzir custos e aumentar a eficiência da gestão financeira.

Na prática, uma empresa de BPO financeiro assume o departamento e suas principais rotinas.

Isso inclui tarefas como gestão do fluxo de caixa, gestão de contas a pagar e a receber, projeções orçamentárias, entre outras.

Com essa parceria, você não precisa se preocupar internamente com demandas rotineiras e pode focar no crescimento da sua startup.

Apesar de parecer um serviço restrito a empresas de médio/grande porte, o BPO Financeiro vem se tornando cada vez mais popular entre os pequenos negócios.

De acordo com uma pesquisa da Clutch realizada em 2021, 8 em cada 10 pequenas empresas dos EUA pretendem terceirizar funções financeiras.

BPO x terceirização: quais são as diferenças?

Afinal, existe diferença entre BPO e terceirização?

Qual das duas opções é a melhor para a sua empresa?

A terceirização convencional, muito conhecida no ambiente de negócios, consiste em contratar empresas ou profissionais para atividades menos relevantes, como limpeza e conservação.

Uma empresa de BPO também é uma empresa terceirizada, mas sua atuação é muito mais completa.

No caso específico de uma de BPO financeiro, o trabalho tem impactos diretos na gestão financeira, tanto nas rotinas diárias de fluxo de caixa quanto nas transações de médio e longo prazo.

Como atua uma empresa de BPO financeiro?

As empresas de BPO financeiro têm capacidade de cuidar de toda a rotina da área de finanças, bem como elaborar projeções, planejamento orçamentário e análises econômico-financeiras.

O pacote de serviços depende da necessidade de cada cliente e das condições do contrato firmado entre as partes.

A ideia é que o fornecedor assuma as principais responsabilidades do departamento e ajude a empresa a manter suas contas em dia e acompanhar seu desempenho financeiro.

Serviços de BPO financeiro

Alguns serviços básicos prestados pela empresa de BPO financeiro são:

  • Conciliação bancária
  • Emissão de notas fiscais
  • Controle do fluxo de caixa
  • Gestão das contas a pagar e a receber
  • Agendamento de ordens de pagamento
  • Organização de documentos
  • Padronização de processo de cobrança, etc.

Outra responsabilidade comum do BPO financeiro é a preparação dos documentos que precisam ser enviados ao contador.

Em contratos mais completos, a empresa pode oferecer análises e diagnósticos financeiros mais aprofundados e serviços estratégicos, como projeção de fluxo de caixa, orçamento e planejamento financeiro.

Pode ainda realizar a análise de todos os processos de uma startup e remodelar sua estrutura financeira, principalmente nos casos de startups em fase de crescimento exponencial.

A contratação de funcionários específicos para cuidar da gestão financeira até é uma opção, mas dependendo do caso, a terceirização é mais viável.

Além de equipes altamente capacitadas, vale ressaltar que uma empresa de BPO financeiro geralmente dispõe de tecnologias atualizadas e métodos modernos de trabalho, o que impacta diretamente na qualidade do serviço e na profissionalização do setor

Por que terceirizar o financeiro com uma empresa de BPO?

É fácil listar as vantagens de terceirizar as rotinas para uma empresa de BPO financeiro.

Entenda por que terceirizar o setor financeiro:

Foco nas questões estratégicas

As rotinas financeiras demandam tempo e energia dos colaboradores de uma startup, sobretudo dos sócios-fundadores durante as fases iniciais.

O setor é indispensável dentro de uma empresa, mas as tarefas têm níveis elevados (e crescentes) de complexidade burocrática.

Com uma empresa de BPO financeiro oferecendo suporte, você economiza tempo com rotinas repetitivas para se dedicar às questões que, de fato, merecem atenção. 

Mais economia

Com uma empresa de BPO financeiro, você também reduz custos administrativos, considerando que geralmente é mais caro manter uma área interna do que terceirizar a uma empresa especializada.

Isso sem contar os custos de recrutamento, seleção e treinamento de equipe que, em caso de terceirização, já possui pessoal especializado e com experiência de mercado pronto para enfrentar os desafios.

Mais eficiência na operação

Com a parceria de uma empresa de BPO financeiro, você também acompanha de perto o desempenho de seu negócio e pode usar os relatórios e KPIs como base para tomar decisões com mais assertividade

Além disso, tem flexibilidade para contratar e dispensar diferentes serviços conforme as necessidades do momento.

Se determinada estratégia ou serviço faz sentido para você apenas em determinado período de tempo, ótimo! 

A terceirização pode ser customizada conforme a sua demanda, desde que devidamente prevista e ajustada no contrato de prestação de serviços

Como escolher e contratar uma empresa de BPO financeiro

Agora que você sabe como funciona uma empresa de BPO financeiro, só falta encontrar o parceiro ideal.

A seguir, veja como escolher o fornecedor certo:

1. Defina suas necessidades

Antes de contratar uma empresa de BPO financeiro, é importante saber exatamente o que você precisa.

Algumas empresas preferem manter uma parte da gestão financeira sob os cuidados internos, enquanto outras terceirizam toda a área administrativa.

Cabe a você analisar as necessidades do seu negócio e procurar um pacote de serviços que faça sentido.

2. Analise o contrato

Antes de fechar a parceria, é fundamental analisar cuidadosamente o contrato de terceirização com a empresa de BPO financeiro.

Afinal, trata-se do documento que define o escopo dos serviços e questões importantes como honorários, multa rescisória e condições da transferência de funções.

3. Priorize a segurança

Obviamente, você precisa confiar na empresa que vai acessar os dados financeiros do seu negócio, informações estratégicas e confidenciais.

Assim, avalie a reputação da candidata e os recursos de segurança da informação e proteção de dados utilizados sob a luz da LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais).

4. Avalie o suporte e treinamento

Outro ponto-chave da parceria é a qualidade do suporte e os treinamentos oferecidos pela empresa de BPO financeiro.

Prefira prestadores de serviço que possuam atendimento em vários canais (e-mail, chat, WhatsApp, telefone, etc.).

5. Escolha um parceiro estratégico

Você até pode contratar uma empresa de BPO financeiro apenas para cuidar das tarefas repetitivas, mas vai valer mais a pena se a parte estratégica também estiver incluída.

Assim, poderá receber informações valiosas, relatórios e análises contínuas do seu negócio para tomar as melhores decisões.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens do BPO? 

Nós criamos um e-book em parceria com a Conta Azul que vai te auxiliar a entender tudo sobre o BPO e conhecer os seus benefícios. 

Baixe agora gratuitamente.

(BANNER COM LINK)

No BPO financeiro da Comece Com o Pé Direito, você tem serviços exclusivos de diagnóstico, projeção orçamentária e envio de relatórios completos para acompanhar a performance da sua empresa.

E nada melhor do que contar com um parceiro que entende o universo das startups e trabalha no mesmo ritmo, concorda?

Benefícios do BPO financeiro para startups

No caso específico das startups, o BPO financeiro pode ser ainda mais relevante por diversos motivos. 

As startups, mesmo em fase de ideação, precisam pensar como empresas grandes. 

Isso implica em organizar a estrutura de capital próprio (dos sócios e de investidores) e de terceiros (empréstimos e financiamentos) como se fosse um unicórnio

A profissionalização do setor, suportada por uma empresa de BPO financeiro, é o primeiro passo para criar uma base sólida sobre a qual o negócio pode crescer e decolar.

Com a gestão financeira organizada, a startup tem condições de:

  • Criar métricas específicas para negócios inovadores, como CAC (Customer Acquisition Cost), burn rate, runway, entre outras
  • Criar projeções financeiras a partir de parâmetros razoáveis dentro de uma lógica de mercado
  • Estimar com certo grau de certeza o break-even
  • Estudar a viabilidade de captar recursos via investidores ou credores.

Perceba que as situações acima não são da alçada de uma empresa de BPO financeiro, mas podem ser viabilizadas em decorrência de um serviço de BPO financeiro bem feito.

A profissionalização contábil, com os devidos lançamentos feitos em suas respectivas contas, constitui a base para todos os processos e decisões.

Afinal, não é possível construir relatórios gerenciais úteis ou extrair insights valiosos de dados desatualizados ou tratados sem o devido cuidado.

O que é BPM financeiro?

O BPM financeiro (Business Process Management) é um tipo de solução criada para otimizar o desempenho dos negócios a partir do diagnóstico, otimização, controle e automação de processos. 

Diferentemente do BPO financeiro, o BPM atende startups ou scale-ups que já possuem uma estrutura interna de gestão financeira, incluindo equipe dedicada. 

O objetivo, nesse caso, é oferecer o apoio de especialistas para qualificar o time, melhorar os processos e padronizar rotinas gerando mais eficiência operacional e ganho de produtividade.

O BPM financeiro também é um serviço oferecido pela Comece com o Pé Direito e inclui:

  • Orientação consultiva para boas práticas de financeiras
  • Mapeamento e diagnóstico das operações financeiras
  • Adoção de ferramentas digitais e recursos tecnológicos
  • Automação de processos e rotinas financeiras
  • Monitoramento e controle periódico dos processos financeiros
  • Treinamento e capacitação do time de gestão da empresa
  • Feedback sobre a evolução dos processos
  • Apoio ao planejamento orçamentário anual
  • Report semanal para acompanhamento do fluxo de caixa e projeções
  • Relatórios amigáveis e ilustrados por meio do dashboard de Business Intelligence.

Qual a diferença entre BPO e BPM financeiro?

O BPO financeiro, como vimos, é uma estratégia completa de terceirização adotada por empresas de diversos tamanhos e segmentos, inclusive startups.

O BPM financeiro, por outro lado, é um serviço que visa profissionalizar a gestão financeira de uma empresa que já tem equipe dedicada e um setor estruturado.

Trata-se, portanto, de um tipo de solução com uma abordagem holística, destinada a startups que estão nas fases de operação/tração em diante.

Enquanto o BPO financeiro assume demandas de rotina, o BPM envolve análise e modelagem de processos financeiros, identificando pontos de melhorias que resultem em processos mais eficientes.

Por que contratar uma empresa de BPM financeiro?

A contratação de uma empresa BPM financeiro pode ser de grande valia para startups em fase de crescimento nas seguintes situações:

  • Otimização dos processos financeiros
  • Redução de custos e desperdícios
  • Adoção das melhores práticas de gerenciamento de processos e orçamentos
  • Rotinas ajustadas às conformidades regulatórias e legais.

Ao contratar uma empresa de BPM financeiro, sua startup pode ganhar eficiência, aumentar a qualidade e facilitar a conformidade, além de gerar insights valiosos.

Por que escolher o BPO financeiro da Comece?

A Comece Com o Pé Direito faz parte de um grupo contábil que atua no mercado nacional e internacional há mais de 40 anos.

Ao longo dessas décadas, levamos soluções criativas e efetivas para diferentes empresas, ajudando a escalar negócios exponencialmente inovadores.

Se você busca mais segurança para a sua startup, nossas soluções de BPO oferecem tudo que seu negócio precisa para ser mais ágil, eficaz e eficiente.

Nossa proposta de BPO financeiro abrange desde a emissão de notas fiscais ao controle de fluxo de caixa e sua evolução ao longo do tempo.

Dentro dos nossos serviços, é possível selecionar aquilo que faz mais sentido para você e sua empresa.

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços de BPO e garantir a saúde financeira da sua empresa para o futuro? 

Então agende um bate-papo com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!

Related Posts

Deixe uma resposta