Fases de uma startup: conheça os 5 estágios de maturidade

fases de uma startup4
Blog > Empreendedorismo > Fases de uma startup: conheça os 5 estágios de maturidade

As fases de uma startup revelam o caminho que você deve seguir para escalar seu negócio e ser um empreendedor de sucesso.

Quando você começa uma empresa inovadora do zero, em um cenário de incertezas, precisa ter um bom planejamento e uma visão de longo prazo para superar todos os desafios.

E não faltam obstáculos em um mercado altamente competitivo que muda a todo momento.

Por isso, vamos ajudar você a evoluir cada vez mais e atravessar todas as fases de uma startup e atingir os seus objetivos.

Continue lendo e saiba como ter uma trajetória bem-sucedida na economia criativa. 

Quais são as fases de uma startup

As várias fases de uma startup mostram o caminho que as empresas inovadoras precisam trilhar para alcançar o sucesso.

Vamos ver que estágios de maturidade são esses?

Acompanhe!

1. Ideação (pré-seed)

A fase de ideação não é apenas um momento de ter ideias, mas sim de se debruçar sobre o mercado e pesquisar intensamente.

Ela também é conhecida como “pré-seed”, pois ainda não há um negócio concreto em operação – apenas a identificação de uma oportunidade e estudo da solução, segmento e público-alvo.

É nesse estágio que o empreendedor investiga as dores, necessidades e desejos dos clientes e levanta hipóteses sobre produtos e serviços que podem ser oferecidos.

Lembrando que não basta ter boas ideias: é preciso que elas realmente gerem valor para o público-alvo e tenham potencial para se transformar em um negócio sustentável.

2. Validação (seed)

A validação, ou seed, é a fase em que o produto ou serviço da startup é validado no mercado. 

O caminho mais usado para isso é o lançamento de um MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável), que é uma versão da solução com as funcionalidades básicas (ou uma apresentação) lançada junto a um público seleto para testar a sua aceitação na prática.

Dessa forma, a startup consegue confirmar suas hipóteses e ajustar o produto ou serviço conforme as impressões do público, em um processo que une a experimentação com o feedback real do mercado.

Do ponto de vista operacional, ainda é uma empresa nascente que está começando a formar sua equipe e ganhar forma, sem qualquer receita considerável sendo gerada (apenas investimentos).

3. Operação (early stage)

No estágio de operação, a startup já conseguiu validar seu MVP e chegar à versão oficial do produto ou serviço.

Assim, a empresa inicia a comercialização e coloca em prática suas estratégias de marketing e vendas (mesmo que vá ampliando o público-alvo aos poucos).

Nesse momento, é preciso que áreas como suporte e atendimento já estejam em pleno funcionamento para garantir uma excelente experiência do cliente.

Além disso, é fundamental ter atenção à gestão financeira, pois a tendência é queimar caixa muito rapidamente e pode levar um bom tempo até a geração de lucro. 

Como se trata de uma empresa inovadora que utiliza métodos ágeis, os processos estão sempre sendo otimizados em ciclos contínuos, melhorando cada vez mais as entregas.

Também é nessa fase que muitas startups recebem aportes de investidores-anjo que acreditam em seu potencial de crescimento e esperam retornos em longo prazo. 

4. Tração (growth stage)

Na fase de tração (growth stage), a startup já está com os processos redondos e funcionando a todo vapor.

É considerado o estágio de maturidade.

Em outras palavras, é quando a empresa consegue validar definitivamente seu modelo de negócio, conquistar uma base de clientes sólida e atrair rodadas de investimentos significativas.

Logo, é hora de focar 100% no crescimento e alavancar a verba de marketing e vendas, preparando o terreno para multiplicar o tamanho do negócio.

Também é o momento em que os processos começam a ser padronizados para alcançar a sonhada escalabilidade, que já é o próximo passo.

Para isso, é muito importante estar de olho nos KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho) para saber em quais áreas focar os esforços e determinar se o negócio está pronto para um salto de crescimento.

5. Scale-up (expansion stage)

Por fim, é chegado o momento de escalar a startup e se tornar uma scale-up na fase de expansão (expansion stage).

É aqui que a empresa ativa o crescimento exponencial, que significa aumentar a receita e a base de clientes múltiplas vezes mantendo uma estrutura administrativa e de custos enxuta. 

Essa escalabilidade é o segredo dos unicórnios e scale-ups que faturam milhões mantendo custos mínimos, sempre com o apoio da tecnologia.

A partir desse ponto, a empresa pode definir se segue por um caminho mais “Enterprise” ou se mantém sua essência de startup com uma cultura ágil e inovadora, como é o caso de várias Big Techs e unicórnios. 

Como superar com sucesso cada fase de uma startup

Agora que você conhece todas as fases de uma startup, fica mais fácil visualizar sua jornada como empreendedor criativo.

Como você deve imaginar, não é fácil evoluir de um estágio para o outro, mas você tem vários caminhos possíveis para alcançar esse objetivo.

Existem incubadoras e aceleradoras que podem ajudar a impulsionar sua startup, por exemplo.

Também é fundamental ter uma boa estratégia para captar dinheiro, buscando o apoio de um investidor-anjo ou fundo de venture capital

Além disso, seja qual for a fase do seu negócio, você vai precisar de parceiros confiáveis e inseridos no ecossistema criativo para cuidar das suas finanças e contabilidade.

Felizmente, você pode contar com os serviços da Comece com o Pé Direito em todos os estágios da sua startup.

Nós temos uma equipe especializada em startups e scale-ups e soluções financeiras e contábeis pensadas para empresas inovadoras. 

Na mesma empresa, você encontra os serviços de contabilidade consultiva, BPO Financeiro, BPO de Departamento Pessoal e Business Intelligence, que vão além das rotinas e fornecem informação estratégica para o seu negócio crescer.

E o melhor: o atendimento é 100% online com o apoio da tecnologia, como você já está habituado a trabalhar.

E agora, está mais confiante para superar todas as fases de uma startup?

Então, fale com a gente e contrate soluções sob medida para acelerar seu crescimento

Related Posts

Deixe uma resposta