Outsourcing de serviços financeiros: quando vale a pena contratar

Outsourcing de serviços financeiros0

outsourcing de serviços financeiros permite que você deixe a gestão financeira nas mãos de especialistas e ganhe tempo no dia a dia.

Basicamente, é a terceirização das principais funções do financeiro, como controle do fluxo de caixa, análise de pagamentos e recebimentos e emissão de notas fiscais. 

Ao transferir essas tarefas para uma equipe qualificada, você fica tranquilo em relação às finanças e pode focar 100% no core business do seu negócio. 

Quer ver como funciona o outsourcing de serviços financeiros?

Continue lendo e veja quando vale a pena contratar essa solução. 

O que é outsourcing de serviços financeiros

Outsourcing de serviços financeiros é o mesmo que terceirização da gestão financeira.

O termo vem do inglês BPO (Business Process Outsourcing), que significa Terceirização de Processos de Negócios, dando origem à solução de BPO Financeiro

Na prática, a organização contrata uma empresa especializada para cuidar do departamento financeiro, transferindo as principais atividades da área para uma equipe terceirizada. 

Entre os serviços inclusos, estão a conciliação bancária, emissão de notas fiscais e boletos, controle de contas a pagar e a receber, gestão do fluxo de caixa e projeções orçamentárias, mas o pacote também pode ser personalizado de acordo com as necessidades do negócio. 

Geralmente, as próprias empresas contábeis oferecem o outsourcing financeiro, pois já são responsáveis pela contabilidade e, dessa forma, podem integrar as duas áreas facilmente.

Para os empreendedores, é uma solução interessante para agilizar a gestão das finanças e poupar tempo e dinheiro internamente. 

Quem contrata o outsourcing de serviços financeiros

Empresas de todos os portes e segmentos contratam o outsourcing de serviços financeiros para otimizar sua gestão.

De acordo com um estudo publicado em 2018 no Statista, estas são as áreas de negócios mais terceirizadas no mundo:

  • TI: 74% das empresas já terceirizam e 87% pretendem expandir a terceirização
  • Contabilidade: 56% das empresas já terceirizam e 92% pretendem expandir a terceirização
  • Recursos humanos: 52% já terceirizam e 88% querem expandir a terceirização
  • Compras: 43% já terceirizam e 82% querem expandir a terceirização
  • Financeiro: 39% já terceirizam e 89% querem expandir a terceirização.

Logo, a gestão financeira é a quinta área com maior potencial de terceirização.

Outra pesquisa, realizada pelo portal B2B Clutch em 2019, mostra que 37% das pequenas empresas dos EUA terceirizam suas finanças e contabilidade.

Os principais motivos apontados para o uso do outsourcing de serviços financeiros são o aumento da eficiência, disponibilidade de talentos, flexibilidade e tempo livre para realizar tarefas mais estratégicas do negócio. 

Quando investir no outsourcing de serviços financeiros 

O outsourcing de serviços financeiros é indicado para vários tipos de empresa e pode ser estratégico para seu crescimento. 

Veja quando vale a pena contratar a solução.

Quando falta tempo para se dedicar à gestão financeira

Muitos empreendedores acabam assumindo a responsabilidade da gestão financeira, principalmente quando se trata de startups e pequenos negócios.

Mas, com tantas preocupações no dia a dia, não é fácil manter o controle adequado das finanças e cuidar de tarefas repetitivas como conciliação bancária e emissão de notas fiscais, por exemplo.

Como resultado, não é raro que essas funções sejam negligenciadas por falta de tempo e prejudiquem a saúde financeira do negócio. 

Nesse caso, o outsourcing de serviços financeiros é a solução ideal para garantir a atenção necessária às finanças sem sobrecarregar o gestor. 

Quando é muito caro manter uma equipe interna

Montar uma equipe ou mesmo contratar um profissional dedicado ao financeiro pode sair caro para a empresa, especialmente no início.

Além dos custos com salários e impostos, o departamento de finanças interno tem custos operacionais e de gestão que podem pesar no orçamento. 

Logo, o outsourcing de serviços financeiros é uma solução com custo-benefício superior, já que possui valores mais acessíveis e garante o acesso à expertise de profissionais qualificados.  

Quando os resultados não vão bem

Se a conta não está fechando e a empresa segue operando no vermelho, o BPO financeiro é o serviço certo para colocar ordem na casa.

A equipe terceirizada fará um diagnóstico completo da situação financeira do negócio e apontará medidas para melhorar o desempenho, seja por meio do corte de custos, correção das projeções ou revisão da precificação, por exemplo.

Quando a empresa capta investimentos 

Startups e scale-ups precisam captar investimentos continuamente para crescer, e gestão financeira é essencial para atender às condições dos investidores e mantê-los atualizados. 

Se você não tiver relatórios completos e não acompanhar de perto os KPIs financeiros do negócio, pode ter problemas no processo de due diligence e no relacionamento com o investidor. 

Por isso, terceirizar as finanças é um caminho mais seguro para ter os dados sempre atualizados e obter suporte nesses processos. 

Quando é preciso crescer rápido

Por fim, se o seu objetivo é crescer rápido e escalar sua startup, o BPO financeiro economiza um tempo precioso para focar no core business do negócio.

Em vez de se preocupar com as rotinas financeiras, você poderá se dedicar 100% às áreas estratégicas e ficar tranquilo a respeito das finanças.

Descomplique seu financeiro na Comece Com o Pé Direito

Agora que você conhece as vantagens do outsourcing de serviços financeiros, já pensou em ter uma solução sob medida para startups?

Na Comece Com o Pé Direito, esse serviço se chama Financeiro Descomplicado: um BPO Financeiro pensado para a realidade das empresas criativas.

Primeiro, nós analisamos todos os processos da empresa e remodelamos toda a estrutura organizacional, para depois colocar em prática uma gestão financeira ágil e eficiente.

Entre os serviços do pacote, estão o controle de contas a pagar e a receber, gestão do fluxo de caixa e sua evolução, conciliação bancária, DRE Financeira, emissão de notas fiscais e boletos, portal online para comunicação e acesso aos dados financeiros, preparação de documentos para o contador e muito mais. 

Com o apoio da tecnologia, você terá acesso às informações financeiras do negócio a qualquer hora e lugar, além de receber projeções em tempo real e informações valiosas para a tomada de decisão. 

Viu como o outsourcing de serviços financeiros pode transformar seu negócio?

Então, vamos conversar sobre a solução ideal para a sua empresa. 

Related Posts

Leave a Reply