Planejamento orçamentário empresarial 2021: faça o seu em 7 passos

Planejamento orçamentário empresarial0

planejamento orçamentário empresarial 2021 será seu principal guia para crescer no próximo ano. 

Esse documento traz projeções de receitas, custos e investimentos para transformar os planos do seu negócio em realidade, considerando todas as variáveis financeiras.

Mas, para elaborar um bom orçamento, é preciso conhecer seus números em detalhes e fazer previsões realistas, levando em conta as expectativas do mercado.

Vamos ensinar como fazer um planejamento orçamentário empresarial para 2021 passo a passo. 

Continue lendo e veja como se preparar para o novo ano. 

Como funciona o planejamento orçamentário empresarial 2021

O planejamento orçamentário empresarial 2021 é uma ferramenta indispensável para começar o novo ano com o financeiro em dia.

Nesse documento, você deverá projetar suas receitas, custos e despesas para o próximo ano, além de planejar investimentos de acordo com suas metas de crescimento.

Para isso, você terá que revisar os resultados da empresa, avaliar o desempenho de 2020 e decidir quais caminhos seguir daqui para frente. 

Basicamente, o planejamento orçamentário empresarial permite olhar para o passado e se preparar para o futuro, tendo em mente os objetivos financeiros do negócio.

Na prática, ele funciona como uma “contabilidade reversa”, já que você terá que estimar e prever as entradas e saídas do próximo ano, com base nas movimentações registradas até então. 

Para organizar essas informações, basta uma planilha, mas a tarefa fica muito mais fácil quando você tem relatórios detalhados à mão e um sistema de gestão online para coletar os dados e fazer os cálculos.

Por que fazer o planejamento orçamentário 2021

Fazer o planejamento orçamentário empresarial 2021 é uma tarefa obrigatória para empreendedores que se preocupam com suas finanças e querem crescer no próximo ano.

Afinal, a empresa depende de capital para aumentar sua produtividade e se tornar mais lucrativa, e somente um orçamento detalhado pode garantir a saúde financeira e os investimentos necessários. 

Com um bom planejamento, você consegue enxergar o que deu certo e o que precisa ser melhorado no ano que vem, além de projetar resultados, antecipar custos e programar a captação de recursos, por exemplo.

Além disso, o orçamento permite definir as prioridades da empresa para 2021, como aumentar as vendas, investir em tecnologia ou abrir uma nova filial. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de software OneStream, publicada em 2020 nos EUA, dois a cinco gestores financeiros americanos pretendem aumentar o orçamento da empresa no próximo ano, focando em investimentos nas áreas de TI, cibersegurança e contabilidade. 

O estudo também mostra que a pandemia trouxe grandes desafios financeiros para 98% das empresas, e que 61% dos CFOs adiaram investimentos devido à crise. 

Ao que parece, 2021 será um ano importante para a recuperação econômica e retomada do fôlego nas empresas, e o planejamento orçamentário empresarial é parte essencial desse processo.

Como fazer seu planejamento orçamentário empresarial 2021 em 7 passos

Um bom planejamento orçamentário empresarial 2021 deve conter dados detalhados e projeções realistas.

Veja como elaborar o seu passo a passo.

1. Reúna todos os dados necessários

Para começar, você precisa reunir todos os dados financeiros de 2020, que servirão como base para o planejamento orçamentário de 2021.

Os relatórios essenciais são o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) de cada mês ou trimestre, relatórios de vendas, balanço patrimonial e análises de custos de cada área do negócio.

Também é importante ter à mão contratos de empréstimos e informes de rendimento de aplicações do negócio, se houver.

2. Defina seus objetivos

Um planejamento orçamentário empresarial precisa de objetivos para fazer sentido. 

Para definir os seus, basta escolher as prioridades da sua empresa no próximo ano e avaliar como esses projetos serão financiados. 

Você pode definir metas como reduzir custos em determinadas áreas, aumentar as vendas explorando um novo mercado, renegociar contratos com fornecedores e investir na expansão do negócio, por exemplo.

3. Faça um levantamento de receitas e custos

Com todos os dados financeiros disponíveis, o próximo passo é fazer um levantamento completo das receitas e custos da empresa em 2020.

Comece listando todas as fontes de receita do negócio, como o faturamento das vendas, rendimentos de aplicações e aportes de investidores.

Depois, liste os custos e despesas, considerando os gastos fixos (aluguel, folha de pagamento, prestações de empréstimos, etc.) e variáveis (impostos, custos de produção, comissões, contas de consumo, etc.). 

4. Faça a projeção de vendas

Para fazer um planejamento orçamentário empresarial, você precisa estimar quanto a empresa deve vender no próximo ano.

Com base na performance de vendas de 2020, faça a projeção de vendas para 2021 considerando a capacidade do negócio e um possível aumento da demanda, além das oportunidades de negócio adiante.

Para isso, você deve estudar o mercado e entender qual a expectativa de crescimento, além de considerar fatores sazonais, indicadores econômicos e mudanças no preço dos produtos ou serviços.

5. Calcule os custos para cada área

Agora que você tem a projeção de receitas, é hora de calcular os custos para cada área do negócio.

Se você pretende aumentar as vendas, por exemplo, é óbvio que também terá que aumentar os custos de produção ou contratar mais pessoas. 

Por isso, é preciso ter um orçamento operacional, outro para o RH, outro para o marketing, e assim por diante, levando em conta os custos necessários para atingir seus objetivos no próximo ano.

Lembre-se de considerar também a inflação e outros fatores econômicos nos cálculos. 

6. Planeje os investimentos

Os investimentos são parte essencial do planejamento orçamentário empresarial 2021, pois representam o combustível necessário para a empresa crescer.

Alguns objetivos possíveis são ampliar a estrutura do negócio, investir em tecnologia, contratar novos talentos, captar mais recursos de investidores, entre outras demandas.

Com base na projeção de receitas e despesas, organize os investimentos e defina de onde virá o dinheiro para realizar os projetos. 

7. Organize seu planejamento

Por fim, você deverá organizar seu planejamento orçamentário empresarial em uma planilha ou ferramenta da sua preferência.

Você pode listar todas as receitas, custos e investimentos detalhados mês a mês, de modo que fique fácil acompanhar o plano e comparar o planejado com o realizado.

Terceirize seu financeiro para um planejamento orçamentário empresarial eficiente 

Se você não está com tempo para fazer todos os cálculos, que tal terceirizar seu planejamento orçamentário empresarial 2021?

Com a solução de BPO Financeiro da Comece com o Pé Direito, você recebe seu orçamento anual pronto no fim do ano e conta com projeções de desempenho em tempo real para tomar suas decisões.

Nossa equipe de contadores e analistas experientes gerencia todas as rotinas financeiras para você focar no seu core business, e ainda oferece o apoio estratégico que você precisa para crescer.

Assim, você não precisa se preocupar com nada além de decolar sua startup enquanto cuidamos do seu dinheiro.

Assim fica fácil ter um planejamento orçamentário empresarial, não acha?

Então, vamos conversar sobre o seu negócio e pensar em um financeiro descomplicado

Leave a Reply