Terceirização financeira: como fazer em startups

Terceirização financeira1
Blog > Financeiro > Terceirização financeira: como fazer em startups

A terceirização financeira é uma forma eficiente de delegar a gestão das suas finanças para especialistas e ainda economizar.

Se você achava que só grandes empresas faziam isso, saiba que startups e scale-ups também se beneficiam desse serviço. 

É só encontrar o fornecedor certo para assumir seu financeiro e aproveitar as horas e recursos poupados para focar na estratégia do seu negócio.

Quer ver como a terceirização financeira está ao seu alcance?

Então, siga a leitura e saiba como contratar uma empresa de BPO financeiro na sua startup.

Terceirização financeira: o que é?

Terceirização financeira é a contratação de uma empresa especializada para cuidar da gestão financeira do negócio, como forma de reduzir custos e agilizar processos.

Normalmente, o serviço é prestado por escritórios de contabilidade e recebe o nome de “BPO Financeiro”, que vem do inglês Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócio).

As empresas optam por essa solução quando precisam de mais tempo para focar no core business do negócio e não querem arcar com os custos da gestão financeira interna. 

Nesse caso, uma empresa terceira assume o departamento ou parte dele, incluindo funções como controle do fluxo de caixa, plano de contas e conciliação bancária.

Apesar de parecer um serviço voltado a grandes corporações, a terceirização financeira é acessível para empresas de todos os portes – inclusive startups. 

Por isso, cada vez mais organizações contratam esse tipo de solução para ganhar mais agilidade, reduzir gastos e modernizar o controle das finanças. 

Por que terceirizar o setor financeiro?

Não faltam motivos para a sua startup terceirizar o setor financeiro o quanto antes. 

De acordo com o relatório Global Outsourcing Survey 2020, publicado pela Deloitte, estas são as principais razões pelas quais as empresas decidem terceirizar a função:

  • Redução de custos: sai mais barato terceirizar a gestão financeira do que montar uma equipe interna, principalmente quando levamos em conta custos de contratação, tecnologias, infraestrutura, além da própria hora de trabalho
  • Flexibilidade: com a terceirização financeira, a empresa tem mais flexibilidade para delegar funções e otimizar os processos da área
  • Competitividade: quando a empresa consegue focar nos processos estratégicos do negócio e terceirizar suas funções administrativas, o resultado é o aumento da competitividade frente à concorrência
  • Acesso a ferramentas e tecnologias: somente um escritório especializado pode oferecer as melhores ferramentas e tecnologias para a gestão financeira do negócio, pois seria inviável manter essa estrutura internamente 
  • Agilidade: terceirizar também é uma forma de tornar a gestão financeira mais ágil, eliminar a burocracia e ganhar tempo em todos os processos. 

São vantagens bem convincentes, não acha?

Em uma startup, especialmente, poder focar na essência do negócio e nas estratégias de mercado em vez de se preocupar com rotinas administrativas é um diferencial e tanto para o crescimento. 

Quais processos financeiros são terceirizados?

A terceirização financeira pode ser aplicada a diversos processos com total segurança. 

Um exemplo clássico é a emissão de notas fiscais, que toma tempo da equipe e faz parte da rotina de qualquer empresa.

A empresa contratada também fica responsável por acompanhar o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber, monitorando cada receita e despesa do negócio.

Outro processo que pode ser terceirizado tranquilamente é a conciliação bancária, que consiste em conferir os saldos com as entradas e saídas do caixa. 

Em serviços mais completos, a empresa pode ainda terceirizar a elaboração de relatórios e análises financeiro-econômicas mais aprofundadas.

Assim, não só as tarefas rotineiras são resolvidas como também há maior suporte para a gestão e crescimento do negócio. 

Como fazer a terceirização financeira em startups

Para fazer a terceirização financeira na sua startup, é importante preparar o negócio e escolher bem o parceiro prestador de serviços.

Confira nosso passo a passo para contratar o BPO Financeiro.

1. Identifique suas necessidades

Se você está pensando em terceirizar o financeiro, é importante entender quais são suas necessidades para encontrar a solução ideal.

Talvez você só queira repassar algumas funções rotineiras e continuar cuidando das análises e projeções.

Ou, se realmente não há tempo a perder com as finanças, pode terceirizar todas as tarefas da área e contratar um fornecedor que apoie a tomada de decisão com relatórios e análises prontas.

2. Compare os custos

O próximo passo é comparar o investimento na terceirização com os custos que você teria para fazer a gestão financeira internamente.

Lembre-se de considerar os gastos com contratações, assinatura de software, manutenção de estações de trabalho, horas extras e outros.

Se terceirizar for mais econômico, siga em frente com o plano.

3. Encontre o fornecedor certo

Muitos empreendedores têm receio de compartilhar dados financeiros com terceiros – e estão certos em se preocupar.

Antes de decidir pela terceirização financeira, é importante escolher um fornecedor confiável, com reputação consolidada e devidamente registrado em órgãos como Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Além disso, a empresa deve garantir a segurança da informação e confidencialidade dos dados.

4. Fique atento ao contrato

Na hora de fechar o contrato com o fornecedor do BPO Financeiro, é fundamental revisar todas as cláusulas e entender exatamente o escopo do serviço. 

Fique atento especialmente às políticas da empresa, relatórios fornecidos, periodicidade de dados, valores de serviços não inclusos, condições rescisórias e regras para a transição. 

5. Escolha um BPO Financeiro focado em startups

Se você quer uma terceirização financeira sob medida, é melhor escolher um escritório que tenha experiência com startups.

Afinal, lidar com o ritmo acelerado e finanças imprevisíveis de uma startup é bem diferente do atendimento a empresas convencionais.

A Comece Com o Pé Direito já atende empresas do ecossistema criativo há anos e sabe como cuidar do dinheiro da sua empresa com excelência.

Nossa solução de BPO Financeiro inclui todos os serviços que você precisa e um processo qualificado de diagnóstico, implantação e treinamento – tudo para que a parceria comece a funcionar rapidamente e sem obstáculos.

Dessa forma, organizamos todo o seu financeiro e criamos condições para escalar seu negócio

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens da terceirização? Nós criamos um e-book em parceria com a Conta Azul, que vai te auxiliar a entender tudo sobre o BPO e conhecer os seus benefícios. Baixe agora gratuitamente.

E agora, está mais seguro para contratar sua terceirização financeira?

Então, aproveite para conhecer melhor nosso BPO Financeiro e dar o próximo passo para otimizar sua startup.

Related Posts

Deixe uma resposta