Como mudar de contador e contratar uma contabilidade consultiva

Como mudar de contador0

Já pensou em como mudar de contador pode fazer a diferença na gestão do seu negócio?

Se o seu contador não oferece o atendimento que você espera, não deixa clara a situação da empresa e não ajuda você a tomar decisões melhores, é sinal de que o serviço não é dos melhores. 

Felizmente, você tem a opção de escolher um novo profissional que realmente aja como um parceiro estratégico e apoie o crescimento do seu negócio.

Quer ver como é fácil mudar de contador e melhorar sua relação com a contabilidade?

Continue lendo e contrate o serviço que sua empresa merece.

Como mudar de contador pode fazer a diferença

Se você quer saber como mudar de contador, é provável que esteja buscando serviços melhores e condições mais vantajosas para a sua empresa.

De fato, trocar o profissional que cuida dos impostos, números e contas do seu negócio pode ser um passo importante para melhorar a relação com a contabilidade e ter um suporte mais eficiente na gestão. 

Muitas vezes, os empreendedores ficam insatisfeitos com excesso de burocracia no serviço, falta de transparência do contador e dificuldade de acesso a documentos e informações essenciais da empresa.

Além disso, os contadores mais tradicionais não costumam manter uma relação muito próxima com o cliente — e nem todos têm uma abordagem consultiva. 

Outro ponto que pode influenciar a decisão é a questão financeira, já que o mercado contábil tem se diversificado e oferecido soluções com custo-benefício superior. 

Qualquer que seja a motivação para mudar de contador, a boa notícia é que o processo é bastante simples e pode ser realizado em poucos dias. 

Como funciona a mudança de contador

Para mudar de contador, basta comunicar a decisão ao profissional ou empresa atual com antecedência (às vezes, o prazo mínimo é definido em contrato) e fazer a migração com apoio do novo escritório escolhido.

Geralmente, o novo contador contratado fica responsável pelos detalhes do processo e pelo contato com o antigo profissional para obter os dados da empresa.

A troca costuma ocorrer com tranquilidade, desde que sejam observadas as condições contratuais e todas as pendências sejam resolvidas antes da mudança. 

Também não existe um momento específico para buscar um novo contador — a qualquer momento em que você sentir necessidade, poderá migrar de serviço. 

Quando vale a pena mudar de contador

Existem várias razões possíveis para mudar de contador, e qualquer insatisfação com o serviço é suficiente para fazer a troca.

Afinal, estamos falando das questões contábeis, fiscais e trabalhistas do negócio, e qualquer irregularidade pode gerar multas, causar prejuízo ou ter consequências mais graves como a exclusão de um regime tributário. 

Estes são alguns sinais de que está na hora de trocar de escritório:

  • atendimento é ruim e você tem dificuldades de comunicação
  • Seu contador não fala sua língua e você não entende os termos técnicos que ele usa
  • O contador descumpriu prazos ou deixou pendências passarem
  • As ferramentas usadas pelo escritório estão desatualizadas
  • O contador quase nunca é proativo e não apoia sua gestão com informações
  • O contador não entende a dinâmica do seu negócio e não acompanha seu ritmo (especialmente no caso de startups e scale-ups)
  • O contador não avisa sobre mudanças na legislação
  • Você nunca é informado sobre o andamento da empresa ou não compreende os relatórios enviados. 

Se você se identificou com essas situações, é provável que já tenha passado da hora de mudar de contador. 

Como mudar de contador passo a passo

É fácil entender como mudar de contador a partir do momento em que você toma essa decisão.  

Acompanhe o passo a passo para fazer tudo certo. 

1. Verifique seu contrato atual

Se você decidiu mudar de contador, o primeiro passo é acessar o contrato atual com o profissional ou escritório e verificar quais são as condições.

Em alguns casos, pode estar prevista uma multa por rescisão contratual antes do prazo ou obrigação de um aviso prévio, por exemplo. 

Da mesma forma, é importante checar se a empresa vem cumprindo todas as obrigações em contrato.

2. Escolha um contador confiável

O ideal é encontrar um novo contador antes de comunicar seu atual sobre a intenção de cancelar o contrato. 

Para isso, você pode levar os seguintes critérios em conta:

  • Custo-benefício do serviço
  • Disponibilidade de atendimento em vários canais (e-mail, telefone, WhatsApp, etc.)
  • Pacote de serviços oferecido (e serviços avulsos disponíveis)
  • Registro no Conselho Federal de Contabilidade (CFC
  • Abordagem consultiva, que apoia a gestão e atua em parceria estratégica
  • Experiência com empresas do mesmo tipo, porte e segmento (inclusive startups, se for o seu caso)
  • Uso de tecnologias atuais e ferramentas de contabilidade online.

3. Veja como funciona o processo de migração

Cada escritório contábil tem suas políticas para fazer o processo de migração e assumir um novo cliente.

Normalmente, você só precisa apresentar alguns documentos como contrato social e dados dos sócios, e também tranferir os logins e senhas da sua empresa.

Em alguns casos, o novo contador fica responsável por contatar o contador atual para obter dados, tirar dúvidas e resolver pendências (se houver).

Por isso, é importante se informar sobre esse processo antes de dispensar o serviço.

4. Comunique o cancelamento

Depois de estar bem-informado sobre o processo e com a nova empresa escolhida, você já pode comunicar seu contador atual sobre o cancelamento, respeitando as cláusulas do contrato e um possível aviso prévio.

Se não houver um prazo específico, o ideal é que você comunique o profissional com antecedência mínima de 30 dias.

O aviso deve ser enviado por escrito (e-mail) com o pedido de encerramento do contrato e solicitação da documentação e senhas da empresa.

Além disso, é importante enviar o contato do novo contador e avisar que ele poderá contatar a empresa para solicitar documentos e informações. 

Dica: é mais conveniente programar o distrato para o fim do mês, para que o novo contador possa iniciar no período seguinte. 

Mude para a Comece com o Pé Direito e sinta a diferença

Se você não quer apenas mudar de contador, mas também transformar sua relação com a contabilidade, a Comece com o Pé Direito tem a solução certa. 

Somos um escritório 100% digital que combina tecnologia, atendimento humanizado e contabilidade consultiva para oferecer soluções sob medida para startups e scale-ups.

Com a nossa plataforma exclusiva e equipe especializada em empresas criativas, você consegue manter seu negócio em dia sem perder tempo com burocracia e ainda recebe todo o apoio para crescer.

Afinal, não basta resolver as questões legais e fiscais: é preciso cumprir a missão de apoiar sua gestão e fornecer informações estratégicas para a tomada de decisão.

E o melhor é que a migração para a Comece Com o Pé Direito leva de 3 a 7 dias úteis — e pode deixar todos os detalhes com a gente.

E então, ficou animado para mudar de contador e ganhar um parceiro estratégico?

Fale agora com a nossa equipe e experimente um novo conceito em contabilidade.

Leave a Reply